BANNER LADO DIREITO 2
Banner 1 (Do lado do nome)
  • julho 4, 2024

Gestores do IFMS fortalecem relação com Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul

Gestores do IFMS fortalecem relação com Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul

Gestores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) iniciaram nesta quarta-feira, 3, a participação em mais uma etapa do Lidera, programa da instituição que visa capacitar novas lideranças. Neste módulo, o foco é o fortalecimento das relações interinstitucionais e, por isso, o grupo fez uma visita à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).

Participaram da visita a reitora Elaine Cassiano, além de pró-reitores e diretores dos dez campi do Instituto Federal. O grupo reuniu-se com os membros da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Desporto, participou da sessão plenária, acompanhou a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e visitou gabinetes.

Durante o encontro, a reitora apresentou o IFMS aos deputados estaduais, ressaltando que, atualmente, são atendidos cerca de 12 mil estudantes em cursos presenciais, e que a instituição possui cerca de 43 mil matrículas na educação a distância. Elaine destacou a expansão, com a implantação dos campi em Paranaíba e Amambai, e reforçou a necessidade de um segundo campus em Campo Grande.

“Estamos articulando com deputados federais e senadores a implantação de um campus na região sul da cidade, que concentra uma grande população jovem com muita dificuldade de chegar ao Bairro Santo Antônio. Estudos técnicos comprovam a necessidade de um segundo campus na capital, até pela alta concorrência dos cursos ofertados no município”.

Ao comentar a importância das relações interinstitucionais, Elaine citou o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), e celebrou a parceria com a bancada federal, que nos últimos anos tem destinado recursos, por meio de emendas parlamentares, para melhorias na infraestrutura da instituição e execução de projetos para o atendimento à comunidade.

“A colaboração de senadores e deputados federais tem sido vital, permitindo que nossas ações beneficiem diretamente as comunidades. É o caso dos projetos de hidroponia e piscicultura, que têm gerado renda a moradores dos assentamentos Bandeirantes, em Miranda, e Itamaraty, em Ponta Porã. Nossa missão é melhorar a vida das pessoas por meio da ciência e tecnologia”, enfatizou.

Por fim, a reitora agradeceu a parceria dos deputados estaduais, os convidou para visitarem os campi do IFMS e colocou a instituição à disposição para levar a educação profissional, científica e tecnológica a localidades onde instituições de ensino gratuitas não conseguiram chegar.

Anfitriões – O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, deputado Rinaldo Modesto (Podemos), reforçou a importância dos investimentos nos ensino técnico e superior.

“Esta Casa de Leis vai estar sempre à disposição para incentivar o crescimento do nosso Estado, para ser cada vez mais desenvolvido, preparado, gerando oportunidades e proporcionando à nossa juventude a plenitude. Vamos ajudar a divulgar os cursos, não queremos que alguns não sejam preenchidos por falta de conhecimento”, comentou.

Junior Mochi (MDB), vice-presidente da comissão, ressaltou que o IFMS tem a capacidade de diagnosticar demandas e potencialidades, com ações concretas que mudam para melhor realidades locais.

“Tenho uma pequena propriedade em Coxim que deu um salto de produção em piscicultura com o apoio de informações e técnicas do IFMS. Portanto, reforço que a instituição é importante para os alunos, mas também para a sociedade”.

O deputado, que também é membro da Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia e Inovação da ALEMS, também comentou a importância das relações interinstitucionais.

“Precisamos gerar essa interação entre o IFMS e o Poder Legislativo, para que possamos legislar em consonância e cada vez mais para o desenvolvimento da educação e da inovação”, finalizou.

Lidera IFMS – Organizado pela Diretoria de Desenvolvimento, Valorização e Qualidade de Vida das Pessoas (Dival), o programa consiste em capacitar os gestores da instituição para atuarem como lideranças.

A visita à ALEMS fez parte do Módulo 3 do Lidera IFMS, que terá continuidade nesta quinta-feira, 4. Pela manhã, os gestores estarão reunidos no Auditório do Incra, em Campo Grande, para debater temas como interação com prefeituras, relacionamento com vereadores, parcerias e articulações institucionais, entre outros.

No segundo módulo, realizado em maio, os gestores se reuniram com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Bregagnoli. O primeiro módulo ocorreu em novembro de 2023, com a participação dos diretores-gerais de campi eleitos pela comunidade.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo e-mail dival@ifms.edu.br.

 

Fonte: ASCOM (IFMS)

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *