- julho 4, 2024
Gestores do IFMS fortalecem relação com Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul
Gestores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) iniciaram nesta quarta-feira, 3, a participação em mais uma etapa do Lidera, programa da instituição que visa capacitar novas lideranças. Neste módulo, o foco é o fortalecimento das relações interinstitucionais e, por isso, o grupo fez uma visita à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).
Participaram da visita a reitora Elaine Cassiano, além de pró-reitores e diretores dos dez campi do Instituto Federal. O grupo reuniu-se com os membros da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Desporto, participou da sessão plenária, acompanhou a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e visitou gabinetes.
Durante o encontro, a reitora apresentou o IFMS aos deputados estaduais, ressaltando que, atualmente, são atendidos cerca de 12 mil estudantes em cursos presenciais, e que a instituição possui cerca de 43 mil matrículas na educação a distância. Elaine destacou a expansão, com a implantação dos campi em Paranaíba e Amambai, e reforçou a necessidade de um segundo campus em Campo Grande.
“Estamos articulando com deputados federais e senadores a implantação de um campus na região sul da cidade, que concentra uma grande população jovem com muita dificuldade de chegar ao Bairro Santo Antônio. Estudos técnicos comprovam a necessidade de um segundo campus na capital, até pela alta concorrência dos cursos ofertados no município”.
Ao comentar a importância das relações interinstitucionais, Elaine citou o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), e celebrou a parceria com a bancada federal, que nos últimos anos tem destinado recursos, por meio de emendas parlamentares, para melhorias na infraestrutura da instituição e execução de projetos para o atendimento à comunidade.
“A colaboração de senadores e deputados federais tem sido vital, permitindo que nossas ações beneficiem diretamente as comunidades. É o caso dos projetos de hidroponia e piscicultura, que têm gerado renda a moradores dos assentamentos Bandeirantes, em Miranda, e Itamaraty, em Ponta Porã. Nossa missão é melhorar a vida das pessoas por meio da ciência e tecnologia”, enfatizou.
Por fim, a reitora agradeceu a parceria dos deputados estaduais, os convidou para visitarem os campi do IFMS e colocou a instituição à disposição para levar a educação profissional, científica e tecnológica a localidades onde instituições de ensino gratuitas não conseguiram chegar.
Anfitriões – O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, deputado Rinaldo Modesto (Podemos), reforçou a importância dos investimentos nos ensino técnico e superior.
“Esta Casa de Leis vai estar sempre à disposição para incentivar o crescimento do nosso Estado, para ser cada vez mais desenvolvido, preparado, gerando oportunidades e proporcionando à nossa juventude a plenitude. Vamos ajudar a divulgar os cursos, não queremos que alguns não sejam preenchidos por falta de conhecimento”, comentou.
Junior Mochi (MDB), vice-presidente da comissão, ressaltou que o IFMS tem a capacidade de diagnosticar demandas e potencialidades, com ações concretas que mudam para melhor realidades locais.
“Tenho uma pequena propriedade em Coxim que deu um salto de produção em piscicultura com o apoio de informações e técnicas do IFMS. Portanto, reforço que a instituição é importante para os alunos, mas também para a sociedade”.
O deputado, que também é membro da Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia e Inovação da ALEMS, também comentou a importância das relações interinstitucionais.
“Precisamos gerar essa interação entre o IFMS e o Poder Legislativo, para que possamos legislar em consonância e cada vez mais para o desenvolvimento da educação e da inovação”, finalizou.
Lidera IFMS – Organizado pela Diretoria de Desenvolvimento, Valorização e Qualidade de Vida das Pessoas (Dival), o programa consiste em capacitar os gestores da instituição para atuarem como lideranças.
A visita à ALEMS fez parte do Módulo 3 do Lidera IFMS, que terá continuidade nesta quinta-feira, 4. Pela manhã, os gestores estarão reunidos no Auditório do Incra, em Campo Grande, para debater temas como interação com prefeituras, relacionamento com vereadores, parcerias e articulações institucionais, entre outros.
No segundo módulo, realizado em maio, os gestores se reuniram com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Bregagnoli. O primeiro módulo ocorreu em novembro de 2023, com a participação dos diretores-gerais de campi eleitos pela comunidade.
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo e-mail dival@ifms.edu.br.
Fonte: ASCOM (IFMS)