BANNER 3
Banner 4
  • junho 25, 2025

Saúde de MS amplia oferta de profilaxia como estratégia de prevenção ao HIV

Saúde de MS amplia oferta de profilaxia como estratégia de prevenção ao HIV

Mato Grosso do Sul tem reforçado sua política de prevenção combinada ao HIV com a ampliação da oferta da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição). Desde o ano passado, a cobertura foi expandida com a inclusão dos municípios de Inocência e Chapadão do Sul. A meta da SES (Secretaria de Estado de Saúde) é que, até o fim de 2025, mais cinco municípios passem a oferecer a medicação de forma regular, ampliando o acesso e garantindo maior descentralização dos serviços de prevenção em todas as regiões do estado.

Atualmente, a PrEP está disponível em 40 UDMs (Unidades de Dispensação de Medicamentos), sendo 24 em Campo Grande e 16 no interior. Somente no último ano, 2.235 pessoas retiraram pelo menos uma vez a medicação, oferecida gratuitamente na rede pública. Destas, 1.453 fazem uso contínuo dela.

A PrEP consiste no uso diário de medicamentos antirretrovirais por pessoas HIV negativas, reduzindo em mais de 90% o risco de infecção. Indicada para pessoas a partir dos 15 anos em situação de vulnerabilidade – como quem tem múltiplos parceiros, mantém relações sexuais desprotegidas ou convive com pessoas vivendo com HIV –, a profilaxia está disponível de forma contínua nos serviços de saúde.

A gerente técnica de ISTs, HIV/AIDS e Hepatites Virais da SES, Larissa Martins, explica que o acesso é garantido por meio do diálogo constante com os municípios. “A SES repassa mensalmente os medicamentos conforme a demanda apresentada e promove capacitações com as equipes de saúde. Essa é uma política baseada em evidências, na escuta ativa dos territórios e no respeito à diversidade de quem busca se proteger”, afirma.

Além da medicação, os usuários da PrEP recebem acompanhamento clínico regular, testagens para HIV e outras ISTs, e orientações sobre saúde sexual. A ação integra a chamada prevenção combinada, que inclui também o uso de preservativos, testagem regular e tratamento oportuno de infecções sexualmente transmissíveis.

 

Fonte: https://agenciadenoticias.ms.gov.br/saude-de-ms-amplia-oferta-de-profilaxia-como-estrategia-de-prevencao-ao-hiv/

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *