BANNER LADO DIREITO 2
Banner 1 (Do lado do nome)
  • agosto 25, 2022

Safra de grãos 2022/23 pode chegar a 380 milhões de toneladas

Safra de grãos 2022/23 pode chegar a 380 milhões de toneladas

De acordo com as Perspectivas para a Agropecuária Safra 2022/23, divulgada nesta quarta-feira (24) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as primeiras projeções para a produção total de grãos apontam para uma colheita de 308 milhões de toneladas. O resultado é impulsionado, principalmente, pelo bom desempenho dos mercados de milho, soja, arroz, feijão e algodão.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, reforçou o protagonismo do país na produção mundial de alimentos.

De acordo com os números, que apresentam as principais variáveis de mercado e as tendências para as culturas, a produção total destes cinco principais produtos cultivados no país, e que correspondem a mais de 90% da produção brasileira de grãos, está estimada em 294,3 milhões de toneladas.

O estudo traz pela primeira vez dados para a pecuária. Para o próximo ano safra, os produtores de carnes, principalmente de aves e suínos, se deparam com o desafio de gerenciar os custos de produção, diante de preços de milho em patamares mais altos. Neste cenário de custos elevados, a tendência é de uma menor margem de rentabilidade para o setor.

Os abates de aves projetados para 2023 também tendem a apresentar crescimento estimado em 6,29 bilhões de frangos, enquanto as exportações devem apresentar uma ligeira queda, podendo chegar a 4,5 milhões de toneladas. Essa combinação de fatores resulta em um provável aumento da oferta interna elevando a disponibilidade per capita acima dos 51 kg/hab/ano.

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *