- julho 21, 2022
Queda de preços das hortaliças no mês de Junho
MOMENTOAGRO
Mês de junho manteve queda de preços das hortaliças
O consumidor brasileiro segue observando preços mais em conta para boa parte das hortaliças comercializadas nas Centrais Atacadistas (Ceasas) do país.
De acordo com o 7º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (ProHorte) divulgado na terça-feira (19), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foi verificada uma continuidade na queda de valores praticados e de diversas hortaliças no atacado como é o caso da batata, da cebola, da cenoura e do tomate. Entre as frutas a laranja também teve redução de valores. O diretor de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas da Conab, Sérgio Dezen comentou esse cenário atual de instabilidade de preços em patamares mais baixos.
O analista da estatal, Arthur Vasconcelos comentou a melhora nas condições climáticas observadas nos últimos meses como um dos principais fatores que contribuíram para continuidade de preços reduzidos nas hortaliças. Ele também fez uma análise do mercado de frutas no atacado.
Em relação aos fatores externos que influenciaram nos custos de produção nacionais, o superintendente de Estudos de Mercado e Gestão de Oferta da Conab, Alan Silveira comentou os aspectos que interferem nos atuais preços praticados nas Ceasas.
Mais informações sobre a comercialização de hortifrutis nos principais mercados atacadistas do país podem ser encontradas no 7º Boletim ProHort de 2022, divulgado no site da companhia em www.conab.gov.br.
>>> Ouça a matéria na Rádio Mapa: