- setembro 11, 2017
‘Presa’ no Sul do País, frente fria não chega e tempo continua abafado
O nome é estranho mesmo: circulação anticiclônica. Mas pode chamar de “tempo seco”. Mesmo com a chuva rala que chegou a alguns municípios de Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (11), a previsão para os próximos dias é de calor e umidade relativa do ar beirando críticos 20% em todas as regiões do estado.
De acordo com boletim do Inmet (Instituto Nacional de Meteorlogia), a circulação anticiclônica predomina em todos os níveis da atmosfera do estado, mantendo o tempo sem nuvens significativas em grande área do estado.
É que uma frente fria está “retida” na área compreendida entre Rio Grande do Sul, Paraguai e na encosta do sudoeste de Mato Grosso do Sul, não conseguindo penetrar mais para o centro oeste do estado.
Isso significa que a chuva que animou muita gente hoje nos municípios de Bela Vista, Maracaju, Bonito, Jardim e Ponta Porã, pode não se repetir até o próxima sexta-feira (15).
As temperaturas continuam elevadas na parte da tarde e declinam mais rapidamente à noite, chegando a 40ºC em municípios do norte e nordeste.
Em Campo Grande, a máxima será de 36ºC. O sistema anticiclônico, de alta pressão atmosférica, continuará atuando até ao próximo final de semana.
Na quarta-feira (14), os ventos de norte e nordeste, voltam a trazer calor e baixa umidade, especialmente ao centro-norte e leste do estado. Na sexta-feira uma nova frente fria se aproxima do oeste e sul do MS e aumenta a nebulosidade.
“Arco-íris” ao redor do sol – Um anel colorido foi visto ao redor do sol na tarde desta segunda-feira (11). De acordo com a especialista em meteorologia, Franciane Rodrigues, especialista em meteorologia do Cemtec (Centro de Monitoramento do Clima e Recursos Hídricos de Mato Grosso do SUl), o anel se forma quando o sol incide sobre um tipo específico de nuvem, formada por cristais de gelo e não gotículas de água.
“É como se o raio de sol passasse por um prisma, por isso aparecem as cores”. Ela disse que o fenômeno indica que o dia será de muito calor. Os sul-mato-grossenses estão comprovando isso na prática, com temperaturas próximas dos 35 graus.