- agosto 7, 2017
Polícia Militar realizou operação “Balada Segura” no fim de semana em Aquidauana
Aquidauana (MS) – O 7º Batalhão de Polícia Militar com Sede em Aquidauana realizou na noite do último sábado (05.08), a Operação “Balada Segura”, que garantiu uma noite de tranquilidade aos cidadãos ordeiros, que saíram as ruas no fim de semana, em busca de diversão e entretenimento. Tudo por conta da presença das equipes de serviço que, por sua vez, executaram as mais diversas modalidades de policiamento, tais como: abordagens, blitz, apreensão de drogas, captura de criminosos e afins.
Na operação sob a coordenação geral do Comandante do 7º BPM, tenente-coronel Praeiro, os policias militares, ao longo da noite de sábado e madrugada de domingo, redobraram a atenção e massificaram as atividades policiais nos locais com grande concentração de pessoas e locais propícios à pratica de crimes. Veja a seguir o resumo das principais ocorrências atendidas durante o evento:
Foragido da Justiça
Por volta das 23 horas do dia 05.08, a Equipe Getam (Grupamento Especializado Tático de Ações Motorizadas) foi até o Bairro Nova Aquidauana, nesta cidade, para atender uma solicitação feita por um morador que dizia ter presenciado uma briga generalizada pelo local. Ao chegar, os policiais militares não encontraram os supostos autores, porém, ao consultar o nome do solicitante no sistema da Segurança Pública, foi verificado ser ele (homem de 33 anos) um “foragido da Justiça. Após isso, foi imediatamente capturado e levado à Delegacia de Polícia local.
Droga em Anastácio
Ainda no sábado (05.08), por volta das 23 horas, os policiais militares empenhados na cidade de Anastácio, abordaram um grupo de pessoas em atitudes suspeitas, por estarem em um local escuro, próximo à Praça de Eventos da cidade, fumando cigarros. No local foi encontrado uma porção de maconha de propriedade de uma das pessoas abordadas (adolescente de 16 anos de idade). Com isso, a droga foi apreendida, juntamente com o adolescente, sendo encaminhados a Delegacia de Polícia local.
Drogas encontradas pelo Cão Urso
Já na madrugada de domingo (00 horas do dia 06.08), as equipes operacionais abordaram um veículo nas proximidades do Bairro Santa Terezinha (Aquidauana), para verificar a situação do veículo e seu condutor. Porém, algo inusitado aconteceu – O Cão Urso da Equipe Canil/Rotai, após farejar o interior do carro, apontou uma mochila preta no interior do veículo.
Ao ser vistoriada, foi encontrada em seu interior, uma considerável quantidade de drogas (maconha, haxixe) e apetrechos para seu consumo. Com isso, a droga foi apreendida e os três ocupantes do veículo (uma mulher de 22 anos e dois homens, de 23 e 25, respectivamente) foram presos e encaminhados a Delegacia de Polícia local.
Tentativa de furto a veículo
Por volta da 01 hora da madrugada do dia 06.08, a equipe Getam recebeu a informação de um morador da Vila Nova Aquidauana, de que seu veículo teria sido alvo de tentativa de furto. Segundo ele, o alarme do carro acionou e, ao verificar o motivo, deparou-se com 04 indivíduos tentando furtar seu veículo. Ao ver o dono se aproximando, ambos fugiram. Com isso, as equipes Getam, Radiopatrulha, ALI (serviço reservado) e demais empenhadas na operação, iniciaram uma busca dos autores com as características indicadas, encontrando dois deles (homens de 20 e 21 anos de idade) nas proximidades da Vila pinheiro, momentos depois. Ambos confessaram o crime, sendo encaminhados a Delegacia de Polícia local.
Toda a ação ocorreu dentro dos padrões da legalidade, sendo respeitados os direitos e individualidades de cada cidadão. O que chamou a atenção dos participantes foi a forma com que a comunidade local, abraçou a ideia da Polícia Militar por executar essas ações. Após ser publicada uma prévia nas Redes Sociais, por esta Assessoria de Comunicação, viu-se uma “enxurrada” de comentários positivos, parabenizando o Comando local e os policiais participantes.
Isso mostra que a maioria esmagadora da população, geralmente composta por pessoas ordeiras, é parceira das ações da polícia militar e acredita na magnitude e relevância do seu trabalho.