BANNER LADO DIREITO 2
Banner 1 (Do lado do nome)
  • junho 8, 2017

PMA de Coxim realiza Educação Ambiental para universitários e 400 alunos de Pedro Gomes

Campo Grande (MS) – Nesta Semana do Meio Ambiente (5 a 9), Policiais Militares Ambientais de Coxim realizaram trabalhos de Educação Ambiental para universitários da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em Coxim, e para estudantes do ensino fundamental da cidade de Pedro Gomes. Os trabalhos iniciaram-se com as palestras e debates para alunos do curso de biologia da UEMS.

Durante a semana, 400 alunos de escolas de Pedro Gomes participaram de atividades e palestras com discussões temáticas regionais, tais como, os problemas atuais e os desafios para a recuperação da bacia do rio Taquari e soluções para a questão dos resíduos sólidos na região.

Também foram debatidas as questões voltadas à fauna, especialmente, com relação à icitiofauna e toda a movimentação econômica dos recursos pesqueiros na região, bem como as estratégias de combate à pesca predatória.

Todas as 25 Subunidades da Polícia Militar Ambiental realizam Educação ambiental. O Comando da PMA considera extremamente proveitoso o trabalho de Educação Ambiental, haja vista, toda a movimentação da população em defesa das questões ambientais. O Comando acredita que, só por meio da Educação Ambiental, com crianças e adolescentes, as infrações e crimes ambientais diminuirão e, as decisões deles, que no futuro estarão no Comando das ações no País, com certeza, serão mais planejadas do que estão sendo agora.

Na verdade, quando se realiza Educação Ambiental, está se realizando a prevenção da prevenção. Ou seja, evita-se por meio da sensibilização, que essas crianças e adolescentes de hoje venham a delinquir, cometendo crimes e infrações, degradando o ambiente. Quando se prende ou se autua alguém por crime ou infração, o dano já foi causado e, muitas vezes, é irreversível. A prevenção é sempre mais importante do que a repressão, em especial nas questões ambientais.

Só por meio da Educação Ambiental as infrações e crimes ambientais diminuirão. A repressão sempre será necessária em virtude da ganância humana, mas com este trabalho, a necessidade de reprimir será sempre menor e consequentemente a geração atual e futura desfrutará de um meio ambiente equilibrado e melhor qualidade de vida.

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *