• outubro 9, 2023

PMA de Campo Grande averigua situação de um vídeo em que homem importunava gambás

PMA de Campo Grande averigua situação de um vídeo em que homem importunava gambás

Após receber um vídeo em que um homem importunava uma mãe gambá com seus filhotes, uma equipe da PMA de Campo Grande deslocou-se até o local a fim de averiguar a situação.

Embora não tenham conseguido localizar o autor das imagens para adotarem as providências legais e administrativas cabíveis ao fato, os policiais constataram que o recinto oferece condições naturais favoráveis ao abrigo e à alimentação desta espécie, uma vez que estão em meio à mata, em seu habitat natural. Vale ressaltar que os animais não foram removidos para não os perturbar durante a fase de amamentação na qual se encontram, visto que esta é de grande importância para o bem-estar e desenvolvimento dos filhotes. Além disso, a guarnição orientou os vizinhos sobre as necessidades desse tipo de animal e informou que os gambás se encontravam em perfeito estado de saúde.

A PMA frisa que a prática deste tipo de ação é um dos crimes ambientais contidos na Lei 9.605/98 que prevê pena de detenção, de três meses a um ano, e multa para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Portanto, ao se deparar com um animal silvestre, a população não deve tomar medidas que possam perturbar o bem-estar ou interferir nos hábitos instintivos dos animais, pois, se assim o fizer, poderá sofrer sanções criminais e administrativas pelos seus atos.

Nossa cidade possui muitas áreas verdes com matas, córregos, nascentes e condições que servem como habitat natural para diversas espécies. Logo, é comum que o campo-grandense se depare com animais em seu dia a dia, mas isso não significa que estes necessariamente precisem ser resgatados ou que estejam em situação de perigo. Em caso de dúvidas ou de alguma necessidade, a Polícia Militar Ambiental poderá ser acionada para que possa orientar o cidadão ou, até mesmo, realizar a captura do animal de forma segura e eficaz.

Esse incidente nos faz lembrar da importância de respeitar a fauna e a flora ao nosso redor, pois a natureza oferece abrigo a diversas espécies e é nosso dever como cidadãos protegê-las e preservar seus habitats naturais.

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *