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  • fevereiro 1, 2024

Pesquisador do Reuters reflete sobre como o avanço da IA está fazendo a mídia temer pelo futuro do modelo de negócios

Pesquisador do Reuters reflete sobre como o avanço da IA está fazendo a mídia temer pelo futuro do modelo de negócios

Por Nic Newman, pesquisador do Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo em Oxford

 

As empresas jornalísticas estão se preparando para transformações profundas como resultado da crescente influência da inteligência artificial (IA) – tanto na forma como trabalham como na forma como o seu público consome notícias.

Como parte do nosso último relatório de tendências do jornalismo, eu e meus colegas do Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo descobrimos que menos da metade (47%) dos 314 editores, CEOs e outros líderes de empresas de mídia digital de mais de 50 países estão confiantes sobre as perspectivas do jornalismo para 2024.

O relatório reflete um período difícil para as empresas jornalísticas ao longo de vários anos.

As consequências do uso da IA no jornalismo

O declínio da publicidade online, o abrandamento do crescimento do número de assinantes e a rápido enfraquecimento das referências provenientes das redes sociais contribuíram para quedas drásticas nas receitas.

Dados mostram que só as referências do Facebook caíram 48% no ano passado, e muitos temem que o tráfego de pesquisa seja o próximo.

Espera-se que o Google e a Microsoft, entre outros gigantes da tecnologia, implementem interfaces baseadas em chat e orientadas por IA que foram treinadas usando majoritariamente conteúdo de empreasas jornalísticas – ou pelo menos é o que alega o editor do New York Times-  , sem a sua permissão.

Mas não se trata apenas de pesquisa na Internet. Também estamos vendo uma proliferação de assistentes de IA de conversação (chatbots)  integrados em computadores, telefones celulares e até mesmo em carros, que mudarão a maneira como encontramos e consumimos conteúdo de todos os tipos.

As dúvidas sobre as notícias são cada vez mais respondidas diretamente pela interface de IA.

Acordos com empresas de IA

Enquanto isso, links para fontes de notícias em sites ficam em segundo plano. Como resultado, muito menos público chegará ao site de notícias.

Neste contexto, não é surpreendente descobrir que algumas editoras como a AP a Axel Springer já fizeram acordos com empresas de IA.

O New York Times, entretanto, está tomando medidas legais sobre o que diz ser a utilização não autorizada de trabalhos publicados para treinar tecnologias de IA.

Muitos esperam que, desta vez, o resultado beneficie os editores de notícias e conteúdo original e de alta qualidade.

“Há uma oportunidade para a indústria trabalhar com mediadores na IA para conceber um ecossistema simbiótico e essa é uma oportunidade que não devemos desperdiçar”, afirma o diretor operacional de uma importante empresa de notícias do Reino Unido, que deseja permanecer anônimo.

Pesquisa releva que editores não estão otimistas

A maioria dos editores que participaram da pesquisa, entretanto, não está otimista de que esta nova fase de negociações funcione bem.

Mais de um terço (35%) considerou que apenas algumas grandes empresas de mídia se beneficiariam, enquanto cerca de metade (48%) previu que, em última análise, haveria pouco dinheiro disponível para todos.

Pesquisa Instituto Reuters
Os editores não estão confiantes no financiamento de grandes empresas de IA

Há muito pouco otimismo no mercado sobre a possibilidade de as organizações jornalísticas fazerem um acordo favorável com as empresas de IA.

As preocupações da indústria não são apenas sobre dinheiro. Mais de dois terços (70%) dos entrevistados pensam que a disponibilidade de IA generativa pode reduzir a confiança nas notícias. O diretor de produtos da Der Spiegel, Christoph Zimmer, afirmou:

 “A explosão de conteúdos ruins definitivamente tem o potencial de abalar a confiança”.

Zimmer destaca preocupações sobre o uso de deepfakes e outras formas de comunicação sintéticas, ao mesmo tempo que espera que a ampla disponibilidade de tais conteúdos de segunda categoria também possa “permitir que meios de comunicação [confiáveis] se diferenciem mais claramente”.

IA no jornalismo: tentando se adaptar

Embora os riscos em torno dos modelos de negócio, das plataformas e da confiança precisem ser administrados, os líderes sabem que também existem oportunidades significativas para tornar as suas redações mais eficientes.

Em nossa pesquisa, descobrimos que a maioria deles (56%) está se concentrando na automação de back-end este ano – usando IA para ajudar na edição, criação de metadados e tradução – sendo o próximo objetivo mais comum relacionado à IA identificar melhores maneiras de recomendar conteúdo (37%).

Ed Roussel, chefe de digital do The Times e do Sunday Times disse:

“O caso de uso mais atraente para IA nas redações está na automação de tarefas rotineiras. Não acreditamos que a IA substitua a reportagem, que continuará a ser feita por jornalistas.”

Quais usos da IA nas redações serão mais importantes em 2024?
Pesquisa Instituto Reuters IA no jornalismo
Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, Universidade de Oxford, Autor fornecido (sem reutilização)

Os editores acreditam que a IA tem sua utilidade, mas não deve substituir o conteúdo original. Este foco na automação de back-end ocorre em parte porque os executivos reconhecem os riscos de reputação no uso de IA para conteúdo.

Algumas empresas já utilizam IA em reportagens

Mas isso não impedirá que outros avancem. Empresas jornalísticas do Norte da Europa adicionam rotineiramente resumos escritos por IA às suas reportagens, enquanto um jornal alemão utiliza um robô de IA para escrever 5% dos seus artigos , embora com supervisão humana.

Já a NewsGPT é a primeira estação de notícias de TV 24 horas do mundo criada inteiramente por IA, enquanto o  Channel1.ai, com lançamento previsto para este ano, promete um canal de notícias personalizado que pode falar em qualquer idioma.

Os rápidos desenvolvimentos na IA estão sendo disruptivos para muitas empresas, não apenas para o jornalismo, mas os executivos de mídia sabem que não podem simplesmente ‘enterrar a cabeça na areia’.

Em vez de usar a IA no jornalismo para criar volume, as empresas jornalísticas com visão de futuro deveriam procurar construir conteúdos e experiências únicas que não possam ser facilmente replicadas pela IA – pense na curadoria de notícias ao vivo, análises profundas e experiências humanas que construam conexão entre o público e o provedor de notícias.

Mas também precisarão utilizar tecnologias de IA para tornar os seus negócios mais eficientes, bem como mais relevantes para o público, numa era em que muitos estão se afastando das notícias .

IA e os conteúdos online

O impacto da IA no fornecimento de conteúdo online em geral é mais difícil de prever. Vai depender das atitudes do público em relação à tecnologia, mas também da forma responsável como as plataformas que partilham este conteúdo se comportarem.

Outro dado importante é o resultado dos processos judiciais em torno da propriedade intelectual, que poderão abrir – ou restringir severamente – a forma como o conteúdo noticioso pode ser utilizado para treinar modelos de IA sem a devida compensação.

Ainda estamos nos estágios iniciais da revolução da IA, mas este é um ano em que muitas das regras e abordagens provavelmente serão definidas.

Neste contexto, os jornalistas e as empresas jornalísticas precisam repensar proativamente o seu papel e propósito com alguma urgência.

[O relatório completo pode ser visto aqui]

 Sobre o autor

Nic Newman é jornalista, estrategista digital e pesquisador sênior do Reuters Institute for the Study of Journalism, Oxford University. Também é consultor de mídia digital e trabalha com estratégia, métricas e dados. Foi membro fundador do site BBCNews.


Este artigo foi publicado originalmente no portal acadêmico The Conversation e é republicado aqui sob licença Creative Commons.

 

Fonte: https://mediatalks.uol.com.br/

 

 

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