BANNER LADO DIREITO 2
Banner 1 (Do lado do nome)
  • dezembro 13, 2024

Pesquisa busca revelar perfil de ex-alunos do IFMS

Pesquisa busca revelar perfil de ex-alunos do IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) quer ouvir seus ex-alunos para melhorar ainda mais os serviços prestados à sociedade. A iniciativa é coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e faz parte do Programa de Acompanhamento de Egressos (Pace).

Ao reaproximar os ex-alunos da instituição, a Pesquisa do Perfil do Egresso visa montar uma base de dados sobre o perfil acadêmico e profissional daqueles que se formaram no IFMS.

Para o pró-reitor de Extensão, Anderson Correa, os ex-alunos são uma das mais importantes fontes de informação para que se promova o desenvolvimento de uma instituição de ensino.

“Ninguém melhor do que o nosso egresso para nos dizer onde a instituição pode melhorar, quais serviços precisamos aperfeiçoar. Os resultados desta pesquisa pretendem servir de base para a melhoria dos processos pedagógicos do IFMS relacionados ao ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional”, comenta.

Outro aspecto a ser observado, segundo o pró-reitor, é o da transparência, já que os resultados da pesquisa são uma forma de prestar contas à sociedade.

“O IFMS é uma instituição pública, que utiliza recursos públicos, e a Pesquisa do Perfil do Egresso é uma forma de respondermos à população o que a política pública oferecida na instituição está devolvendo à sociedade”, enfatiza.

Pesquisa – O questionário on-line, que ficará disponível permanentemente na Página do Egresso, traz perguntas que abrangem temas como formação, empregabilidade e trajetórias acadêmica e profissional.

Podem participar da pesquisa ex-alunos formados em qualquer ano, nas modalidades:

  • Técnico Integrado
  • Técnico Integrado – Educação de Jovens e Adultos (Proeja)
  • Técnico Subsequente (presencial e a distância)
  • Graduação
  • Pós-Graduação

O pró-reitor reforça a importância da participação dos ex-alunos na pesquisa.

“Nossos egressos são a nossa história e, portanto, ainda fazem parte da instituição, pertencem ao IFMS. Por isso, é fundamental criarmos ferramentas para mantermos a conexão com os ex-alunos. A todos que passaram pelos campi do Instituto e que concluíram os cursos, fica o convite para participar da pesquisa e compartilhar o formulário com os colegas de turma. Vamos criar a cultura de continuarmos conectados!”, convoca Anderson.

Dúvidas sobre a pesquisa e sugestões para melhorar o relacionamento da instituição com os ex-alunos podem ser enviadas para proex@ifms.edu.br.

Trajetórias de Sucesso – Entre agosto e setembro deste ano, egressos  do IFMS foram protagonistas da série de reportagens ‘Formados para o Mundo’, que contou as trajetórias de quatro ex-alunos empregados na área da formação técnica recebida no IFMS. Vamos relembrar essas histórias?

👩🏽‍🏭 Yasmin Arieza Costa (técnica em Metalurgia) | Leia a notícia

A jovem Yasmin Arieza Costa, 23, formou-se técnica em Metalurgia no Campus Corumbá e, atualmente, trabalha em uma empresa local voltada à siderurgia, produção de carvão vegetal e ferro gusa. A ex-aluna fala sobre as experiências no Instituto Federal e os desafios de atuar em uma área predominantemente masculina.

👷🏻‍♂️Thales Henrique Barreto Ferreira (técnico em Alimentos) | Leia a notícia

Formado na primeira turma do curso técnico em Alimentos do Campus Coxim, desde 2020 Thales Henrique Barreto Ferreira, 28, trabalha na JBS, maior indústria processadora de proteína animal do mundo. De controlador passou a supervisor e, recentemente, passou a trabalhar nos Estados Unidos. Um sonho que começou a virar realidade no IFMS!

👨🏽‍💻 Raphael Viana (técnico em Informática) | Leia a notícia

O técnico em Informática formado no Campus Campo Grande, Raphael Viana, 22, soube aproveitar as oportunidades oferecidas pelos cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição. Ainda como estudante, atuou em projetos e desenvolveu habilidades que o levaram a trabalhar fora do país e a montar sua própria empresa.

👨🏻‍🌾 Marcos Vinicius Freitas Herter (técnico em Agricultura) | Leia a notícia

A história de Marcos Vinicius Freitas Herter, 23, é a do técnico em Agricultura formado pelo Campus Ponta Porã que, quando menino, ajudava o pai na lida da fazenda. Atualmente, ele trabalha em uma das maiores empresas produtoras de sementes de soja do país. Uma trajetória de sucesso que serve de inspiração para outros jovens!

 ✔️ Ex-aluno(a), responda o questionário on-line e 🔗 compartilhe com seus colegas de turma!

Texto originalmente publicado em: https://www.ifms.edu.br/noticias/2024/pesquisa-busca-revelar-perfil-de-ex-alunos-do-ifms.

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *