- março 4, 2018
NPOR é inaugurado no Batalhão Carlos Camisão
O 9.° BE Cmb, Batalhão Carlos Camisão, sediado em Aquidauana, MS, recebeu na manhã desta sexta-feira [2 mar 2018] os 20 alunos da primeira turma do NPOR (Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva).
A inauguração do NPOR teve, como primeira parte da solenidade militar, a entrada dos 20 alunos pelo portão de entrada principal [Portão das Armas] do Batalhão Carlos Camisão. Eles estavam acompanhados pelo comandante do 9.° BE Cmb, tenente-coronel Fábio Batista Fabio Bogoni, pelo comandante do 3.° Grupamento de Engenharia, coronel Moacir RANGEL Júnior, e pelo prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro (PSDB).
Em seguida, houve a solenidade militar, com os discursos do tenente-coronel Bogoni e do general comandante da 9.ª Região Militar, Carlos Henrique TECHE.
Ambos ressaltaram a importância histórica do Batalhão Carlos Camisão e a data de hoje, quando se inaugura o NPOR.
Depois, foi ministrada a aula inaugural do NPOR, no auditório do 9.° BE Cmb, Batalhão Carlos Camisão. O coronel comandante do 3.° Grupamento de Engenharia, Moacir Rangel Júnior, mostrou aos alunos do NPOR, por meio de slides, a organização do Exército Brasileiro em todo o país e, em especial, no Mato Grosso do Sul. Também projetou a foto e citou a biografia do coronel Correia Lima, Idealizador dos Centros de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) do Exército Brasileiro. Ele é reconhecido como o Patrono da Reserva.
Todos os presentes foram convidados, logo após a aula inaugural, a participar da inauguração das instalações do NPOR, dentro do Batalhão Carlos Camisão.
O descerramento da placa foi feito pelo tenente-coronel Bogoni, o subcomandante NIEDSON de Carvalho Mendonça, ao lado do prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, e do tenente R2 MUNARETO –
representante do presidente da AORE-MS (Associação dos Oficiais da Reserva do Estado do Mato Grosso do Sul), segundo-tenente R/2 OTT Infor Hugo Bastos BUCKER – que veio da Capital, Campo Grande, junto com o tenente R2 Martinelli, especialmente para a inauguração do NPOR.
A manhã terminou com um almoço servido no Rancho dos Oficiais [restaurante], no interior do Batalhão Carlos Camisão.