- maio 23, 2024
Novilho Precoce MS destaca Integração Lavoura-Pecuária durante o Showtec 2024
Em pesquisa, a Fundação MS comprovou que a integração com a pecuária aumenta significativamente a produtividade da soja
Mato Grosso do Sul, 22 de maio de 2024 – Aumentar a produtividade com sustentabilidade tem sido o foco da agropecuária no Estado. A Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores de Novilho Precoce – ASPNP, esteve nesta quarta-feira (22) no Showtec 2024, evento promovido pela Fundação MS, em Maracaju. Considerado o maior evento Agro do Estado, a feira destaca as principais inovações tecnológicas para a melhoria da produtividade no campo, incluindo sistemas de integração entre lavoura-pecuária.
O pecuarista Humberto Yule, diretor da Novilho Precoce MS, esteve presente no evento e destacou a importância da pecuária em eventos que trazem novas tecnologias para o campo. “A presença no Showtec 2024 é fundamental para trocarmos experiências e conhecermos tecnologias que podem ser aplicadas no nosso sistema de produção. A integração lavoura-pecuária é um caminho sem volta, promissor para aumentarmos a produtividade de forma sustentável,” afirmou Yule.
(da esquerda para direita: Diretor da Novilho Precoce MS, Humberto Yule, presidente da Fundação MS , Daniel Franco e o secretário executivo da SEMADESC, Rogério Beretta na Showtec 2024)
Em pesquisa, a Fundação MS comprovou que a integração com a pecuária aumenta significativamente a produtividade da soja. Destacando-se a Brachiaria Brizantha, cultivar Piatã, que traz melhor estabilidade na produção da soja, além de um aumento considerável na produtividade da oleaginosa, na casa dos 17% a mais em comparação com outras culturas de outono-inverno.
“Observamos melhorias na cobertura do solo, na parte química e na redução de nematoides. O ambiente com o Piatã proporcionou condições ideais para a soja, com uma produção de palha adequada, cobrindo mais o solo e de forma mais duradoura,” explicou Douglas de Castilho Gitti, pesquisador da Fundação MS.
O presidente da Fundação MS, Daniel Franco Pereira, um agricultor que adota a integração lavoura-pecuária, confirmou os resultados positivos. “Nos últimos três anos, substituímos o milho safrinha por um mix de braquiárias ruzizienses e Piatã em determinadas áreas, resultando em um aumento de oito sacas por hectare,” relatou Pereira.
Além de pesquisas que retratam os benefícios da integração entre diferentes culturas, o Showtec também conta com patrocinadores que estimulam esse intercâmbio, como a ADM, líder em comercialização de grãos, nutrição humana e animal, que trouxe soluções integradas e abrangentes a fim de aprimorar os índices de produção e rentabilidade, sempre com um olhar especial à sustentabilidade e ao cuidado com o meio ambiente.
“Estamos com um time completo para atender às necessidades do produtor, garantindo parcerias duradouras e que promovam o crescimento sustentável e a resiliência de toda a cadeia produtiva. Nosso amplo portfólio integra as áreas de originação e insumos, nutrição animal e logística”, comenta Raphael Costa, diretor de originação e insumos da ADM no Brasil. “Destaco também a apresentação do nosso programa de agricultura regenerativa, lançado em novembro de 2023 e que está sendo aplicado no Estado”, conclui.
Segundo o diretor da Novilho Precoce MS, a Associação tem se aproximado de entidades e empresas que fomentam a inovação e a pesquisa, para justamente aplicar o que for mais produtivo e apresentar aos produtores. “Precisamos fomentar essas tecnologias no campo, para termos cada vez mais certeza nos passos dados dentro da fazenda, como saber qual o melhor capim, com qual tipo de leguminosa, em quais tipos de solo, e assim fornecermos ao nosso associado informações preciosas que o auxilie na sua produtividade”, finaliza o diretor da Novilho Precoce MS.
O evento
O Showtec 2024 continua com sua programação até esta quinta-feira, 23 de maio. Consolidado como o maior evento Agro do estado, a expectativa desta 27ª edição, de acordo com a Fundação MS, é de atrair cerca de 28 mil pessoas nos três dias de programação.A programação completa do evento pode ser conferida no site https://www.fundacaoms.org.br
Fonte: https://www.agroa.com.br (Mayara Martins)