BANNER LADO DIREITO 2
Banner 1 (Do lado do nome)
  • novembro 14, 2023

Mulheres de Campo Grande estão entre as mais diabéticas, alerta nutricionista

Mulheres de Campo Grande estão entre as mais diabéticas, alerta nutricionista

Profissional da saúde organiza ação com bioimpedância e exame de glicose, gratuitos

 

Um grupo de profissionais da saúde em Campo Grande organiza uma ação de conscientização neste Dia Mundial e Nacional do Diabetes, sempre lembrado em 14 de novembro. “Será uma ação fundamental para a segunda capital com o maior número de mulheres diagnosticadas com diabetes”, explica o nutricionista Emerson Duarte, levando em consideração dados deste ano do Vigitel, do Ministério da Saúde.

Na pesquisa que entrevistou 21 mil brasileiros por telefone, chamada Vigitel – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, organizada pelo Ministério da Saúde, quando o assunto é diagnóstico de diabetes, as mulheres de Campo Grande só estão atrás das mulheres de Fortaleza. Em terceiro lugar nos diagnósticos vêm a capital São Paulo, seguida por Macapá, São Luís e Porto Velho.

“É muito expressiva a posição de Campo Grande. Isso acende um alerta e exige ações práticas” pontua o nutricionista. “Recebemos no consultório diariamente homens e mulheres em busca de tratamento para o diabetes, mas precisamos atuar de forma preventiva. Foi então que pensamos no Saúde em Dia, onde reunimos educador físico, farmacêutico, eu e estudantes de nutrição, fazendo exames de bioimpedância e de glicose gratuitos, oferecendo alternativas para a prevenção e diagnóstico precoce”, completa Emerson Duarte, que também iniciará, nesta terça-feira (14), um desafio de emagrecimento, a fim de estimular a reeducação alimentar de pacientes.

A pesquisa, que entrevistou maiores de 18 anos em todas as capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, com a pergunta: ‘Algum médico já lhe disse que você tem diabetes?’, aponta que os homens de Campo Grande estão no antepenúltimo lugar, ficando à frente apenas das capitais Rio Branco e Boa Vista. O maior volume de diagnósticos para diabetes entre os homens está no Distrito Federal, Porto Alegre e Natal.

Segundo o Vigitel, no conjunto das 27 cidades, a frequência do diagnóstico médico de diabetes foi de 10,2%, sendo maior entre as mulheres (11,1%) do que entre os homens (9,1%). Em ambos os sexos, a frequência dessa condição aumentou intensamente com a idade e diminuiu com o nível de escolaridade.

A ação Saúde em Dia é voluntária e gratuita e acontecerá na próxima terça-feira (14), das 8h às 15h, no Bioma Empório Natural, localizado na Rua Raul Pires Barbosa, 989, na Chácara Cachoeira, em Campo Grande.

 

Informações para a Imprensa
Agro Agência Assessoria
diego@agroa.com.br
(67) 99239-6369

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *