BANNER LADO DIREITO 2
Banner 1 (Do lado do nome)
  • outubro 28, 2023

Melhores trabalhos de programa da Fundect são premiados na FETEC

Melhores trabalhos de programa da Fundect são premiados na FETEC

Depois de quatro dias de muita ciência, chegou ao fim na quarta-feira, 25, a FETECMS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul) realizada pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul.

 

Em noite de celebração, os 24 melhores projetos apoiados pelo Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICTEC) da Fundect foram premiados na feira nas categorias Ciências Humanas, Linguagens, Letras e Artes, Ciências Biológicas, Agrárias, Saúde, Sociais, Engenharias e Exatas. Também houve projetos contemplados com menções honrosas e credenciais de feiras.

 

Para Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundect, a FETECMS reúne o futuro da ciência de Mato Grosso do Sul. “Os grandes nomes da pesquisa, os prêmios Nobel, todos, passaram por estudos e aprenderam a pesquisar, todos tiveram um começo. E esses jovens são um novo começo, como já disseram, são a geração que vai mudar nosso planeta para melhor. Eu acredito nisso. A Fundect acredita nisso. E por isso nós direcionamos investimentos para as bolsas do PICTEC. Estou muito feliz com a participação de todos”, explica o diretor-presidente.

 

No total, mais de 400 alunos e professores de escolas públicas com pesquisas apoiadas pela Fundect participaram do evento. Foram apresentados 100 trabalhos de 134 bolsistas da Capital e 304 do interior que tiveram projetos selecionados no edital do PICTEC 2022.

 

Na cerimônia de encerramento, o diretor-científico da Fundação, Nalvo de Almeida Franco Jr, agradeceu aos estudantes e professores pela participação. “Para a próxima edição da FETECMS vamos dobrar o número de projetos apresentados, chegando a 200. A Fundect se sente muito honrada em colaborar e participar desta grande festa da Ciência”, explicou.

 

A Fundação garantiu que todos os bolsistas do programa participassem da feira, que é considerada o maior evento científico de Mato Grosso do Sul. Foram custeadas as despesas de transporte rodoviário, estadia e alimentação de todos os estudantes que vieram do interior do Estado.

 

Segundo a gerente de bolsas da Fundect, Adriana Oliveira Araújo, a FETECMS revitaliza as esperanças na juventude em tempos nos quais os celulares e o desinteresse pela leitura parecem predominantes. “Ao chegar à FETECMS, presenciei muitos jovens que, embora desfrutem de seus celulares, jogos e tendências das redes sociais, estão igualmente dedicados à realização de projetos notáveis. Eles os apresentam com maestria e demonstram um comprometimento com a excelência”, explica.

 

Premiados – “É uma emoção ganhar este prêmio com nosso trabalho sobre inclusão na educação e agradeço à Fundect que, através do PICTEC II, possibilitou tudo isso acontecer” disse o estudante Arthur Silva Dantas, do projeto vencedor da área de Humanas, intitulado: Aperfeiçoamento e Análise Pedagógica de Materiais Didáticos Concretos 3-D Inclusivos para Pessoas com Deficiência Visual Visando a Aprendizagem de Modelagem de Sistemas de Informação, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Campus Nova Andradina.

 

Na área de Linguagens, Letras e Artes, o primeiro lugar ficou com o projeto intitulado Artes e Arco Literário: Promovendo a inclusão social por meio da representatividade LGBTQIAP+ na literatura. “Trazer nosso projeto para FETECMS já foi representativo para a comunidade LGBTQIAP+ e ser premiado é emocionante”, destaca Nicolas Sá, do IFMS, Campus Campo Grande.

 

A estudante Ana Júlia Bazilio dos Santos, da Escola Estadual Reynaldo Massi, de Ivinhema, celebrou o primeiro lugar do projeto Viveiro escolar: estratégia para promover situações de

aprendizagem por meio da produção e distribuição de mudas, na área de Biológicas. “Foi um ano de trabalho feito com muito amor e carinho e é muito gratificante saber que conseguimos realizar tudo isso. Foi uma semana incrível”, afirmou.

 

Em Ciências Agrárias, a primeira colocação ficou com o projeto Avaliação de híbridos de milho para produção de etanol, desenvolvido por alunos do IFMS de Ponta Porã. Na área de Saúde, o prêmio principal foi para a pesquisa intitulada Robô de Conversação para Educação Alimentar e Nutricional – Reconhecendo Voz, Gestos e Mundo Virtual Digital 3D, do Colégio Militar da Capital. “Trabalhamos dia e noite neste projeto, nos empenhamos muito, por isso é gratificante ganhar este prêmio”, conta Tiago Arantes da Silva.

 

Na área de Ciências Sociais o primeiro lugar ficou com o projeto Alô Alô Wbs – A Voz Do Protagonismo Estudantil, dos alunos da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, de Campo Grande. Na área de Engenharias, a pesquisa vencedora foi a intitulada Determinação das Propriedades Mecânicas de Impressos em 3D com o Objetivo de Confecção de Órteses e Próteses, desenvolvida por alunos do IFMS Campus Campo Grande. Já na área de Exatas, o projeto Software para pesagem de alevinos de pintado real, do IFMS Campus Aquidauana, foi o ganhador do primeiro lugar.

Fetec – De acordo com a organização do evento, 254 projetos de pesquisas foram apresentados durante a Feira, reunindo cerca de 750 estudantes e professores, além de 200 avaliadores e diversos visitantes. Mais informações sobre a feira estão disponíveis no site do evento.

Texto: Paulo Ricardo Gomes e Maristela Cantadori
Fotos: Leandro Benites

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *