- julho 25, 2023
Julho Verde: pesquisa clínica é uma importante aliada no combate ao câncer de cabeça e pescoço
Com o objetivo de conscientizar a população sobre as causas e tratamentos do câncer de cabeça e pescoço, a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil) criou a campanha Julho Verde. Durante esse período, ações, eventos e palestras sobre o assunto ocorrem por todo o país. A expressão câncer de cabeça na verdade é um termo genérico para tumores localizados em algum órgão da face e sistema respiratório como olho, gengiva, boca e nariz.
Uma importante aliada também na busca por novas opções de tratamentos para o câncer de cabeça e pescoço é a pesquisa clínica, já que os tratamentos modernos e as novas opções de medicamentos para tratar essa doença são obtidos a partir dela.
O câncer de cabeça e pescoço atinge grande parte da população, então é extremamente importante que estudos clínicos sejam realizados com frequência para descobrir novas opções de tratamentos e também conseguir avanço científico no combate ao câncer. O Brasil ainda possui uma grande vantagem em relação aos outros países quando se fala em pesquisa clínica.
Mesmo que o estudo seja encerrado e o resultado dele tenha sido negativo, se o paciente que participou da pesquisa tiver tido melhora em seu quadro de saúde, o patrocinador do estudo deve continuar fornecendo o medicamento, se o paciente e o pesquisador concluírem que existe um benefício. Essa situação só ocorre no Brasil.
A ideia da pauta é falar sobre como a pesquisa clínica é uma importante aliada no combate ao câncer de cabeça e pescoço. Minha sugestão de fonte para falar sobre o assunto é o Fernando de Rezende Francisco, Gerente Executivo da Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica (ABRACRO).