- dezembro 23, 2022
IFMS entrega jogos didáticos à escola pública de Aquidauana
Com incentivo do Edital IFMaker Educador, projeto pretende facilitar ensino de Lógica, Matemática e Geografia
O Campus Aquidauana do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) produziu e entregou jogos didáticos pedagógicos à Escola Estadual Professor Antônio Salústio Areias. Foram entregues seis caixas do jogo Geológica, peças de tangram, quatro torres de hanói e seis conjuntos de jogos de palitos com mais de 20 peças.
Os materiais foram idealizados e produzidos como um dos planos de trabalho do projeto “Aprendizado Gamificado: Apoio ao Ensino de Matemática e Geografia, Lógica de Programação com estímulo ao Pensamento Computacional”, selecionado para receber recursos no Edital nº 067/2021 – IFMaker Educador.
Para a criação dos jogos foram utilizadas uma impressora 3D e uma cortadora a laser do campus. Também fez parte do plano de trabalho ofertar uma capacitação aos professores para que eles utilizem os jogos em sala de aula.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Valdinéia Garcia, o Geológica, principal material entregue, foi criado com o objetivo de facilitar o aprendizado de Matemática e Lógica, além de permitir ampliação do conhecimento sobre Geografia.
“O nome é Geológica porque acontece em um tabuleiro que eu desenhei à mão livre e constitui o mapa do Brasil, com dez de seus maiores rios, seis picos – sendo o mais alto de cada região brasileira -, e também suas principais rodovias federais. Os jogadores acabam por aprender um pouco de Geografia brasileira enquanto jogam”, explica.
Ainda de acordo com a professora, o jogo é simples e proporciona ao estudante a possibilidade de solucionar problemas de uma forma lúdica, auxiliando no aprendizado em sala de aula.
“O Geológica funciona da seguinte forma: o jogador recebe uma carta que lhe fornece uma origem e um destino, mas para chegar ao destino ele precisa passar por pedágios e pontes, no entanto, ele só consegue passar por eles se resolver uma questão de Lógica ou de Matemática. Vence o jogo quem cumprir mais travessias (vale 3 pontos) acrescido de um ponto para cada questão (de Lógica ou Matemática) que ele conseguir responder”.
O projeto contou com a participação de uma bolsista do IFMS. A estudante Luiza O´Campos, do curso técnico integrado em Informática, trabalhou na montagem dos materiais.
Segundo a professora, o campus continuará desenvolvendo novos jogos para a comunidade, e realizará pesquisas científicas para comprovar a eficiência do uso desses materiais no aprendizado.
“À medida que os editais de fomento forem publicados, é de interesse do Campus Aquidauana dar continuidade a este projeto e atingir o máximo de escolas públicas, tanto no acesso a jogos didáticos pedagógicos quanto de puzzles matemáticos, bem como na capacitação de professores para a utilização dos mesmos. Também idealizamos projetos de pesquisa que investiguem a efetividade da utilização dos jogos no ensino e na aprendizagem de vários conteúdos”, finaliza.
IFMaker Educador – O edital tem o objetivo de fortalecer a educação básica por meio da produção de materiais didáticos e soluções aplicadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com capacitações destinadas a professores e estudantes, dos níveis fundamental e médio, de escolas públicas atendidas pelos campi do IFMS.
O valor total do fomento destinado pelo edital foi de R$ 385 mil, sendo R$ 265 mil para apoio ao desenvolvimento dos projetos e R$ 120 mil para o pagamento de bolsas. Os recursos são provenientes do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).
Assessoria de Comunicação Social do IFMS
Paulo Ricardo Gomes
22/12/2022
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