- novembro 8, 2017
Fruta típica do Cerrado, guavira agora é símbolo de Mato Grosso do Sul
Rica em vitamina C que excede em quase 20 vezes a vitamina C da laranja, e minerais como o magnésio, ótimo para digestão, o fósforo, cálcio que ajuda fortificar os dentes e ossos e potássio, indicado para os atletas por fortalecer os músculos, zinco e óleos essenciais. São algumas das propriedades da guavira, fruta nativa do Cerrado que a partir desta quarta-feira (8) passa a ser o fruto símbolo de Mato Grosso do Sul.
Conforme a Lei 5.082, de autoria do deputado estadual Renato Câmara (PMDB), que entra em vigor, a partir de hoje todas as divulgações turísticas do Estado de Mato Grosso do Sul deverá constar a guavira como referência.
“Depois da estiagem, começa a chuva e as frutas aparecem nos guavirais nativos. Por isso, são resistentes. O fruto verde e amarelo representa a cor do nosso país e, agora, se torna símbolo de Mato Grosso do Sul”, comentou o autor da lei.
Histórico – De acordo com o engenheiro agrônomo do Cepaer (Centro de Capacitação e Pesquisa) da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), pesquisador Edmilson Volpe, em matéria publicada pelo Campo Grande News em setembro de 2014, a guavira é considerada planta invasora em áreas de pastagem.
“Faz parte da vegetação do Cerrado, é nativa. Mas quando o produtor vai plantar milho, soja, enfim, o solo é preparado e ela desaparece porque é feita uma limpeza dessas lavouras”, contextualiza.
Segundo ele, há diminuição da oferta da fruta, resultado até mesmo do crescimento das cidades da região, o especialista acredita que a melhor maneira de conservá-la é tornar seu cultivo viável economicamente, tanto para consumo próprio, como para comercialização.