- janeiro 4, 2023
Estudantes do IFMS se destacam em Olimpíada de Matemática
Foram conquistadas duas medalhas de ouro, uma de prata, uma de bronze e 40 menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas (OBMEP)
As olimpíadas de conhecimento se popularizaram no país e, cada vez mais, fazem parte do dia a dia dos alunos da educação básica. Com 17 anos de história, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas (OBMEP) é umas das principais e reuniu, na última edição, mais de 18 milhões de participantes em 99,7% dos municípios brasileiros.
Entre eles, os estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) obtiveram 44 premiações, sendo duas medalhas de ouro, uma de prata, uma de bronze e 40 menções honrosas. O resultado foi publicado no último dia 20 de dezembro, no site da OBMEP.
Os alunos que conquistaram a medalha de ouro foram Bruno Vieira Alexandre, do Campus Campo Grande, e Paulo Vitor Correia de Oliveira, de Aquidauana. Alcançaram a medalha da prata e bronze os estudantes Bruno Pereira de Paula (Campo Grande) e Gabriela de Sá dos Santos (Aquidauana), respectivamente.
Para Bruno Alexandre, a conquista do ouro foi muito almejada, pois já havia ganhado duas pratas e um bronze em anos anteriores.
“Sempre gostei das disciplinas da área de exatas, participo da OBMEP desde o ensino fundamental e esta era minha última tentativa de conseguir o ouro, ficando entre os 100 melhores colocados de todo o país”, afirmou o estudante, que tem por objetivo prestar o vestibular do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), considerado o mais difícil do país na área de exatas.
Provas – A primeira fase da OBMEP foi aplicada no dia 7 de junho, composta por vinte questões objetivas.
Já a segunda fase ocorreu em 8 de outubro, formada por seis questões abertas, onde o estudante deveriam desenvolver toda a linha de raciocínio matemático para demonstrar sua resposta.
O resultado foi publicado no site da instituição. Os medalhistas de prata e bronze serão premiados em seus próprios estados. Os medalhistas de ouro participarão de cerimônia nacional a ser organizada neste ano pela Coordenação Geral da OBMEP.
OBMEP – O objetivo principal da OBMEP é estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.
Podem participar alunos de escolas públicas municipais, estaduais e federais ou em escolas privadas brasileiras (do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio).
Conheça a página da OBMEP.
Fomento – Com o crescimento da credibilidade e popularidade das olimpíadas, algumas das mais importantes instituições de ensino do país, como por exemplo, a Unicamp (Universidade de Campinas) tem reservado vagas para seleção por meio de análise das conquistas obtidas em olimpíadas de conhecimento.
No IFMS, o incentivo passa pelo fomento por meio de editais de apoio, visando preparação de equipes de estudantes para participação em Olimpíadas Científicas Nacionais apoiadas pela instituição.
O último edital publicado com esta finalidade selecionou propostas dos dez campi, que foram desenvolvidas entre dezembro de 2019 a março de 2021.
Texto originalmente publicado em https://www.ifms.edu.br/noticias/2023/estudantes-do-ifms-se-destacam-em-olimpiada-de-matematica
—
Assessoria de Comunicação Social do IFMS
Osvaldo Sato
03/01/2023
E-mail: ascom@ifms.edu.br
www.ifms.edu.br
www.facebook.com/ifms.oficial
www.youtube.com/ifmscomunica