- setembro 28, 2023
Estudantes do IFMS de Corumbá ganham ouro e prata na Jornada Brasileira de Foguetes

A 44º Jornada Brasileira de Foguetes aconteceu no município de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 21 de setembro. Apesar de Corumbá ter classificado cinco instituições para participar da competição, somente o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), conseguiu recursos para custear a viagem e estadia dos estudantes, que retornaram para Corumbá com medalhas de ouro e prata.
Os estudantes se organizaram em grupos de três para fazer uma base de lançamento e um foguete propelido por gás carbônico, produzido numa reação entre o bicarbonato de cálcio e o ácido acético, contido no vinagre. O que parece uma grande brincadeira, exige conhecimentos de física, sstronáutica, sstronomia, química e ciências.
Os alunos do IFMS competiram com outras 76 escolas do Brasil inteiro e conseguiram alcances que garantiram uma medalha de ouro e duas de prata no evento. O melhor lançamento obteve alcance de 167 m. Essa foi a terceira vez que os estudantes da instituição participaram do evento e retornaram com medalha de ouro ou prata.
A Jornada Brasileira de Foguetes é realizada anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Entre os objetivos do evento estão: fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições.
O Capital do Pantanal parabeniza a todos pela conquista expressiva!
Professor responsável pelas equipes: Afonso Henriques Silva Leite
Equipe 1
Gabriela Pacara Adrian (medalha de ouro)
Yasmim Araujo de Souza (ouro)
Omar Guilherme do Amaral Ruiz (ouro)
Equipe 2
Tharyssa Santos da Silva (medalha de prata)
Clara Rocha Costa (prata)
Karem Yasmim Oliveira Barboza (prata)
Equipe 3
Júlia Karoline Braga Guimarães (prata)
Júlia Beatriz Soares do Valle (prata)
João Victor Aguilar Bispo da Silva (prata)
Fonte: https://www.capitaldopantanal.com.br/