- abril 3, 2017
Esta costelinha de porco na pressão vai deixar sua segunda mais saborosa
Às vezes a gente precisa de um afago na alma (ou no estômago) quando a semana começa, até para fazer com que a jornada que se inicia nesta semana menos dolorosa. E esta receira de costelinha de porco feita na panela de pressão é perfeita pra isso.
A receita, assinada por Tatiana Romano, do blog Panelaterapia é bem fácil de fazer. A única dificuldade vai ser ter que temperar a costelinha antes de iniciar o cozimento dos ingredientes. O resultado é uma carne suculenta, saborosa e levemente adocicada.
Costelinha de porco na panela de pressão
Parte 1 – Temperar a costelinha
Ingredientes
1kg de costelinha em pedaços temperado
2 colheres (sopa) de shoyu;
2 colheres (sopa) azeite;
1 colher (sopa) de colorífico ou colorau (ou páprica);
1 colher (chá) de sal;
1 colher (sopa) de mostarda;
1 colher (chá) de alho triturado;
Pimenta-do-reino a gosto;
2 colheres (sopa) de água.
Modo de preparo
Misture os ingredientes e numa sacola plástica com fecho, adicione os pedaços de costelinhas com a mistura e deixe por pelo menos duas horas na geladeira.
Parte 2 – Cozinhar a costelinha
ingredientes
2 cebolas grandes fatiadas
Costelinha temperada
Modo de preparo
Disponha as cebolas fatiada forrando todo o fundo da panela de pressão. Por cima das cebolas, despeje as costelinhas. Tampe a panela e só então ligue o fogo, deixando os ingredientes em cozimento. Ao pegar pressão, abaixe o fogo e deixe por mais 15 minutos. Não é necessário adicionar água, já que a carne e a cebola soltarão o líquido com o calor. Deixe a pressão sair normalmente.
Parte 3 – Finalizando o prato
Ao abrir a panela, você notará que a costelinha estára cozida, porém, sem tanta cor. Para mudar isso, ferva 500 ml de água (nem tudo será utilizado). Acenda o fogo da panela de pressão, deixe em fogo baixo e vá adicionando água aos poucos, refogando a mistura. Quando a água secar, coloque mais um pocuo d´água. Com isso, a água vai diluíndo o molho espesso do fundo da panela, o que aumentará o sabor e dará cor à carne. O prato vai combinar bem com um arroz branco e batatas cozidas ou gratinadas. Agora é só servir! Bom apetite