- novembro 25, 2022
Entidade mundial de alto QI identifica brasileira superinteligente mais jovem no País

Antes de completar três anos, laudo do teste da amapaense Athena Macário Silveira foi aceito pela Mensa Brasil
Os pais da criança submeteram, neste segundo semestre, um laudo com o teste de inteligência, reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia, à Mensa Brasil, realizado quando ela ainda tinha dois anos e meio, e a aprovação na entidade acaba de ser oficializada.
Agora, Athena passa a integrar um grupo de 297 menores de idade identificados pela organização no Brasil. Segundo mapeamento da associação, o estado de São Paulo lidera o ranking dos menores de idade já identificados com superinteligência, num total de 109. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 37 pessoas, e Minas Gerais, com 32.
Com o intuito de ampliar a descoberta de pessoas com superinteligência, a entidade tem realizado periodicamente rodadas de testes coletivos em diversas cidades brasileiras. A próxima acontece no dia 26 deste mês, em 19 municípios espalhados pelo País, de forma simultânea, e é destinada às pessoas com 17 anos ou mais e que estejam cursando ou que tenham cursado o ensino superior (mais informações: https://mensa.org.br/admissao/). Para indivíduos de até 16 anos, a entidade avalia laudos de testes de inteligência oficiais e reconhecidos, para fazer a admissão no quadro de membros.
Segundo Rodrigo Sauaia, presidente da Mensa Brasil, o Brasil é uma potência intelectual ainda adormecida e subaproveitada. “Temos uma das maiores populações do planeta. Cerca de 2% dos habitantes do Brasil podem apresentar sinais de altas habilidades, com um QI muito acima da média. Porém, ainda não há um mapeamento abrangente destes indivíduos”, aponta.
Sobre a Associação Mensa Brasil
Fundada em 2002, a Associação Mensa Brasil é a afiliada brasileira oficial da Mensa Internacional, a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto quociente de inteligência (QI) do mundo. Ela congrega pessoas com altas capacidades intelectuais, tendo como único requisito de ingresso possuir QI acima de 98% da população em geral, comprovado por teste referendado de inteligência. A entidade coordena, representa e mobiliza seus associados, com foco em três objetivos principais: (i) identificar e promover a inteligência humana em benefício da humanidade; (ii) estimular pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência; e (iii) prover um ambiente intelectual e socialmente estimulante para seus associados.
Sobre a Mensa Internacional
Fundada em 1946, no Reino Unido, a Mensa Internacional é a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto QI do mundo. Foi criada com o objetivo de promover a inteligência como ferramenta estratégica para o desenvolvimento e a evolução da humanidade. A palavra Mensa significa “mesa”, em Latim, em referência à natureza de mesa-redonda da organização, representando a união de iguais, independentemente de características como etnia, cor, credo, nacionalidade, idade, visão política, histórico educacional ou socioeconômico.
