- janeiro 11, 2018
Em 10 dias, chuva ultrapassou o esperado para o mês em 3 cidades de MS
De 1º a 9 de janeiro, o acumulado de chuva em 3 cidades de Mato Grosso do Sul superou o que era previsto para todo o mês. O levantamento é do meteorologista Natálio Abrahão, da estação meteorológica da Uniderp.
Conforme o relatório, o maior volume de chuva acima do esperado nestes primeiros dez dias de 2018 foi registrado em Dourados. Foram 211,2 milímetros, superando a média histórica (178,8 mm) em 18,1%.
Em segundo lugar está Três lagoas, onde já choveu 161,2 milímetros, 9,8% acima da expectativa para o mês (146,7 mm). A terceira posição no ranking está em Bela Vista, onde o acumulado de chuva já soma 187,2 mm – superando em 3% a média história (181 mm).
Em Juti já choveu 190,6 mm e o esperado para o mês é 191 mm.
Alerta – Na tarde de ontem, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para chuva forte em 22 municípios de Mato Grosso do Sul.
O aviso meteorológico para Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Amambai foi mantido no boletim desta quinta-feira (11).
Dos municípios, pelo menos quatro já decretaram situação de emergência.
Para estas cidades estão previstas chuvas que podem chegar até 50 milímetros. O risco de alagamentos e deslizamentos, entretanto, é pequeno, conforme o instituto.