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  • setembro 15, 2022

Divulgada bibliografia para prova de mestrado oferecido gratuitamente pelo IFMS

Divulgada bibliografia para prova de mestrado oferecido gratuitamente pelo IFMS

Exame para ingresso no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado em Campo Grande, está previsto para o início de 2023

A coordenação nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), em Campo Grande, divulgou a bibliografia para o Exame Nacional de Acesso (ENA), previsto para ser aplicado no início de 2023.

A bibliografia pode ser consultada ao final deste texto. Todo o conteúdo está disponível de forma on-line e gratuita.

O ProfEPT oferta o curso de pós-graduação stricto sensu em Educação Profissional e Tecnológica na modalidade semipresencial em 40 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), sendo 38 Institutos Federais, um Centro Federal de Educação Profissional (Cefet) e o Colégio Pedro II.

O objetivo do curso é proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.

No IFMS, o mestrado profissional é ofertado pelo Campus Campo Grande desde 2018. Anualmente, são abertas 24 vagas, sendo que 50% são destinados a servidores da Rede Federal e os outros 50% para o público externo.

As linhas de pesquisa do mestrado são:

Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica: trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, a partir de uma abordagem inclusiva, interdisciplinar, em espaços formais e não formais, em conformidade com a perspectiva do trabalho como princípio educativo e do currículo integrado;

Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em Educação Profissional e Tecnológica: trata dos processos de gestão e organização do espaço pedagógico que contribuam diretamente com os processos de ensino, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares que possibilitem formação integral e significativa do educando.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis na página do Mestrado Profissional do Campus Campo Grande.

Exame Nacional de Acesso – A prova para ingresso no ProfEPT é anual e realizada simultaneamente nas instituições associadas ao programa.

Durante a pandemia de Covid-19, a seleção foi feita por meio da análise do histórico profissional e acadêmico dos inscritos. Neste ano, a prova voltará a ser aplicada presencialmente, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2023.

Segundo o site do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), instituição que coordena o programa de mestrado profissional em rede, o edital com as regras do Exame será publicado em breve.

Bibliografia

1) CIAVATTA, Maria. Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral: por que lutamos? Revista Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187 – 205, 2014. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303>

2) DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação no e para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista. v. 2, n° 2. Vitória: IFES, 2018, p. 6 – 19. Disponível em: <https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/383>

3) GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson Simplicio de. A dialética na categorização da análise textual discursiva: o movimento recursivo entre palavra e conceito. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.7, n.13, 2019, p. 01-22. Disponível em: <https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/227>

4) KUENZER, Acacia Zeneida. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Anais. Reunião Científica Regional da ANPED – XI ANPED SUL. Curitiba/PR, 2016. p. 1 – 22.  Disponível em: <http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/Eixo-21-Educaçao-e-Trabalho.pdf>

5) LEITE, Priscila de Souza Chisté. Contribuições do materialismo histórico-dialético para as pesquisas em Mestrados Profissionais na área de ensino de humanidades. Investigação Qualitativa em Educação, Volume 1, p. 847 – 856, 2017. Disponível em: <https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/download/1405/1362>

6) MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007. Disponível em: <https://gepel.furg.br/images/MANACORDA_MARX_E_A_PEDAGOGIA_MODERNA.pdf>

7) MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. Disponível em: <http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/a-educacao-para-alem-do-capital-istvan-meszaros.pdf/view>

8) MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. 1ª ed. Coleção Formação Pedagógica. Volume III. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-para-download/trabalho-e-formacao-docente-na-educacao-profissional-dante-moura>

9) PEIXOTO, E. M. DE M. Interdisciplinaridade e análise da produção científica: apontamentos a partir da concepção materialista e dialética da história. Filosofia e Educação, v. 5, n. 2, p. 120-165, Outubro de 2013.  Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635398/3191>

10) RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. 1ª ed. Coleção Formação Pedagógica. Volume V. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: <http://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pdf>

Texto originalmente publicado em: https://www.ifms.edu.br/noticias/2022/programa-de-mestrado-divulga-bibliografia-para-exame-de-acesso.

Assessoria de Comunicação Social do IFMS
Osvaldo Sato
13/09/2022
E-mail: ascom@ifms.edu.br
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