- fevereiro 13, 2023
Dia Mundial do Rádio – 13 de Fevereiro-Veja a matéria completa
O Dia Mundial do Rádio é comemorado anualmente em 13 de Fevereiro
A data tem o objetivo de conscientizar os grandes grupos radiofônicos e as rádios comunitárias da importância do acesso à informação, da liberdade de gênero e expressão dentro deste setor da comunicação.
Entre os meios de comunicação tecnológicos que existem na atualidade, o rádio continua a ser o que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e aos novos equipamentos. O rádio funciona seja como uma ferramenta de apoio ao debate e comunicação, na promoção cultural ou em casos de emergência social.
A rádio esteve presente acompanhando os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental.
Origem do Dia Mundial do Rádio
O Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de Fevereiro em homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946. A transmissão do programa foi em simultâneo para um grupo de seis países.
A data foi criada e oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado apenas em 2012.
Um veículo de comunicação com mais de 100 anos de existência. O tema deste ano é “Rádio e Confiança”. A data foi estabelecida pela Unesco na Conferência Geral da Unesco em 2011, em alusão à criação da rádio das Nações Unidas em 13 de fevereiro de 1946.
Meio de comunicação popular, o rádio vem sobrevivendo e se adaptando a séries de supostas ameaças tecnológicas à sua existência, como já foi a televisão e a internet. Até hoje o veículo se mantém firme e confiável, alcançando as áreas mais remotas do país.
O rádio foi inventado e patenteado em 1896 pelo italiano Guglielmo Marconi. Esse é o consenso científico, mas há no Brasil quem o conteste. O padre brasileiro Roberto Landell de Moura teria feito a primeira transmissão radiotelegráfica dois anos antes, mas não há registros desse feito.
Primeira emissora do Brasil e mais antiga em operação ininterrupta é a Rádio MEC, criada em 1923 por Roquette-Pinto e Henrique Morize. Em 1936 nasceu a Rádio Nacional, que disparava suas ondas do Rio de Janeiro para o resto do país. Hoje, as duas emissoras fazem parte da EBC, Empresa Brasil de Comunicação.
A Rádio Nacional registrou aumento de 23% na audiência em dezembro, impulsionada pela nova programação e lançamento do perfil da Nacional no Spotify. A Rádio MEC teve uma expansão de quase 10% em ouvintes entre as estações FM no Rio, em comparação com 2020.
Fontes:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/