- junho 13, 2017
Deputado Dr. Paulo Siufi visita Apae e pede farmácia no CER
Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Dr. Paulo Siufi (PMDB), esteve na manhã de ontem (12) no Centro Especializado em Reabilitação e Oficina Ortopédica da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), para averiguar queixas apresentadas por um grupo de mães na sessão plenária da última quarta-feira (7).
As mães reclamaram que não estavam sendo bem atendidas pela entidade e que as órteses e próteses recebidas eram de baixa qualidade.
“A minha função parlamentar é resolver e fiscalizar. Estou aqui in loco para ouvi-los e encontrarmos uma solução boa para todos. É uma visita de parlamentar, que acredita no serviço da Apae, mas que quer esclarecer para a população”, explicou o deputado.
De acordo com o vice-presidente da Apae, Paulo Roberto, em média são atendidas 3 mil pacientes, quando deveriam ser 545. “A Apae está atendendo seis vezes mais que a capacidade prevista em contrato”, afirmou.
Além do vice-presidente, o deputado se reuniu com o Presidente da Apae, Antônio José dos Santos Neto, e demais representantes da diretoria da entidade, além do Promotor Gevair Ferreira, da 49º Promotoria de Justiça do Patrimônio Público, das Fundações e das Entidades de Interesse Social e representantes do grupo de mães.
Algumas medidas foram pontuadas para melhor relacionamento entre a entidade e mães. A diretoria se propôs a corrigir os erros das órteses e próteses, ampliar a comunicação entre as partes e criar um clube de mães do CER/Apae, que será responsável por falar com os profissionais.
Com relação à capacidade de atendimento pelo SUS e a quantidade hoje de pessoas atendidas, o parlamentar afirmou que o contrato deverá ser revisto para que comporte esse número de beneficiados e não haja prejuízo financeiro à instituição.
CPI DESCARTADA
Segundo o deputado, está totalmente descartada a instauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na entidade. “A Apae tem credibilidade e pontos favoráveis. Se houve falhas foram pontuais, e o que pode ser resolvido, será de imediato”, afirmou Siufi.
Foram entregues documentos pela diretoria da Apae que serão analisados pela Comissão de Saúde.