- junho 23, 2017
Deputado Dr. Paulo Siufi solicita recolhimento de livro infantil que aborda incesto
O deputado estadual Dr. Paulo Siufi usou a tribuna nesta quinta-feira (22), em repúdio a distribuição do livro de contos “Enquanto o sono não vem”, que, voltado para crianças de 6 e 8 anos de idade, aborda o tema do incesto. Ao todo, noventa e três mil exemplares do livro haviam sido distribuídos pelo Programa de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) para alunos de primeiro, segundo e terceiro anos do ensino fundamental das escolas públicas.
“Um livro comprado pelo Ministério da Educação e da Cultura. Que educação e cultura traz um livro que sugere casamento entre pai e filha? Inaceitável isso. Contra todos os princípios familiares, é repugnante para a sociedade brasileira”, declarou Dr. Paulo Siufi.
O conto intitulado “A triste história de Eredegalda”, é uma obra de José Mauro Brant, da Editora Rocco, conta a história de uma menina que é pedida em casamento pelo próprio pai. Diante da negativa da jovem, ele a aprisiona em uma torre e ela acaba morrendo de sede.
“Essas crianças estão no ensino básico, em formação familiar, cultural e sexual, não podemos deixar que achem isso normal. Fico imaginando a dor de quem passa por isso. Revoltante. As famílias precisam ser respeitadas”, reiterou o deputado.
O deputado encaminhou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, requerimento para que o Ministro de Estado de Educação, José Mendonça Bezerra Filho, recolha todos os livros, além de enviar moção de repúdio a Bezerra, pela distribuição dos livros nas escolas públicas.