- março 20, 2017
Coreia do Sul, China e União Europeia suspendem importação de carne brasileira
União Europeia e China, suspenderam na manhã desta segunda-feira (20) a importação de carne de todas as empresas brasileiras, investigadas pela Polícia Federal, na operação Carne Fraca. A Coreia do Sul já havia decidido proibir temporariamente a venda de produtos de frango da BRF, das marcas Sadia e Perdigão.
Conforme informações do site UOL, a China também suspendeu a importação da carne brasileira por precaução, porém, a informação ainda não foi confirmada.
De acordo com a Comissão Europeia, o bloco “garantirá que quaisquer dos estabelecimentos implicados na fraude sejam suspensos de exportar para a UE”, disse um porta-voz.
O órgão acrescentou que o escândalo da carne não terá qualquer impacto nas negociações em curso entre a União Europeia e o Mercosul, no qual os dois lados esperam chegar a acordos sobre livre comércio.
No domingo, o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) havia dito que a União Europeia, a China e os Estados Unidos pediram informações formais ao Brasil sobre o escândalo.
Questionado sobre como isso deve impactar a exportação da carne produzida em Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja afirmou nesta manhã, desconhecer a informação. “Não tenho essa informação de que os países suspenderam a importação. Sei que o presidente Michel Temer (PMDB) se reuniu com o ministro Blairo Maggi e embaixadores de 33 países, já que realmente foi criada uma expectativa negativa em relação a carne brasileira”, afirmou.