BANNER LADO DIREITO 2
Banner 1 (Do lado do nome)
  • agosto 22, 2023

Casa da Bocaiuva é inaugurada com homenagem ao ex-prefeito Tico Ribeiro

Casa da Bocaiuva é inaugurada com homenagem ao ex-prefeito Tico Ribeiro

Empreendimento conta com apoio da prefeitura para geração de emprego e empreendedorismo

 

A cidade de Aquidauana inaugurou nesta segunda-feira, 21, a Casa da Farinha de Bocaiuva, Jatobá e Polpa de Frutas – Fernando Luiz Alves Ribeiro, nome com homenagem ao ex-prefeito e pai do prefeito Odilon Ribeiro.

Localizada na Rua 15 de agosto com Rua José Bonifácio, o novo empreendimento conta com apoio da prefeitura para geração de renda, emprego e sustentabilidade do mercado da fruta típica na região pantaneira. Lourival da Silva Santos, idealizador do projeto, explica que a produção vai gerar cerca de 35 empregos para famílias de Aquidauana e Anastácio.

 

Aroma e sabor do Pantanal: Casa da Farinha Traz vida à cultura culinária local – Foto: Ronald Regis

 

“Era o sonho dele [construção da Casa da Bocaiuva], era gerar emprego em Aquidauana. A gente conseguiu fazer, com apoio da prefeitura, trabalhar com pessoas de baixa renda. O [prefeito] Odilon Ribeiro conseguiu realizar dando esse espaço. Vamos trabalhar de segunda a sexta-feira e realizar cursos de capacitação”.

A bocaiuva é considerada a fruta ouro do Pantanal, pela praticidade de ser item culinário apreciado em qualquer tipo de pratos, doces e salgados. Forte e marcando, o novo empreendimento irá coletar sacos para produção. Lourival mostra que com um saco da fruta é possível transformar em até 100 pacotes de farinha.

 

Casa da Farinha de Aquidauana é Inaugurada – Foto: Ronald Regis

“O trabalhador vai receber, em média, R$ 280 por saco, [a maior parte] dos clientes que compra é tudo de fora. Com a chegada do maquinário, logo vamos poder fabricar até óleo de bocaiuva”. O prefeito Odilon esteve presente na entrega do espaço, que leva a homenagem ao pai e ressalta a saudade. Apesar de ser uma entrega significativa para cidade, a Casa da Bocaiuva esboça a herança da família no crescimento industrial da cidade.

“Apesar das dificultes, Lourival nunca esmureceu, sempre acreditou na cidade, como artesão, agora acreditamos na nossa fruta mais doméstica. Lourival sempre motivando uma cidade, um lutador que nunca teve tristeza no coração. Está tratando uma doença, tenho certeza que ele é um vencedor, não podia deixar de estar aqui. Desde a época com meu pai, teve esse olhar desde o pequeno ao grande produtor. Lembrar do meu pai e da minha mãe é uma saudade”, finaliza.

 

Fonte: https://www.opantaneiro.com.br/

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *