- março 23, 2017
‘Cães bombeiros’ passam a integrar serviço de busca, resgate e salvamento
Nesta quinta-feira (23), é inaugurado o Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, pelo Corpo de Bombeiros em Mato Grosso do Sul. Alguns dos ‘cães bombeiros’ já atuam em um projeto de terapia para crianças e idosos e agora outros seis cães participarão das operações de resgate.
A inauguração do serviço acontece no Quartel do Parque dos Bombeiros, nos altos da Avenida Afonso Pena e conta com a presença de sete cães, já que três estão em Coxim. Dos sete que estão na Capital, três são cães de resgate, assim como os que estão no interior, e quatro são cães de terapia.
Segundo o Capitão Fabio, coordenador do serviço de cães, o projeto de terapia com os cães já ocorre há alguns anos e atende principalmente crianças especiais, autistas, com paralisia cerebral e síndrome de Down. Eles também são levados em asilos e visitam idosos. Já o serviço de resgate é inaugurado agora e deve servir para auxílio em várias operações.
Conforme o capitão, os cães atuarão em casos de desabamentos, desaparecimentos ou resgate de vítimas. Os ‘cães bombeiros’ não ficam no canil que existe no quartel, eles são levados para a casa do militar que é responsável pelo adestramento, para criarem um vínculo e terem mais sensibilidade no tratamento com as pessoas.
O comandante-geral dos bombeiros, coronel Esli Ricardo de Lima, disse na solenidade que a intenção é expandir o projeto para outras cidades do Estado onde estão as corporações.