- novembro 18, 2022
Boletim Agrometeorológico, a previsão do tempo para o produtor rural
N–NE: São previstos acumulados de chuva maiores que 80 mm no Oeste do AM, Sudeste do PA e RO, além do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba), beneficiando a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. No Sul da BA, a queda de chuva será favorável para as lavouras de café. Entre Sergipe, Alagoas e Bahia (Sealba) e demais áreas, haverá pouca ou nenhuma queda de chuva, o que favorecerá a colheita do milho 3ª safra.
CO: Há previsão de chuva em toda a região, com acumulados entre 20 e 60 mm em partes de MT, MS e GO. Essas chuvas contribuirão para a manutenção da umidade no solo, a semeadura e o desenvolvimento da soja e do milho 1ª safra. No Sul de GO, os acumulados serão menores e ficarão abaixo de 10 mm em algumas áreas. A redução do armazenamento de água no solo no Sul de GO e no Leste do MS poderá causar restrições no desenvolvimento de parte das lavouras.
SE: Há previsão de acumulados de chuva que podem ultrapassar 80 mm no Norte de MG. Volumes menores são previstos no Triângulo Mineiro e em partes de SP, reduzindo o armazenamento de água no solo, podendo causar restrições na semeadura e no desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. No ES, acumulados de até 200 mm estão previstos e podem causar danos às lavouras de café. No geral, a umidade no solo será favorável para a formação de chumbinhos nas lavouras de café.
S: Até domingo não há previsão de chuvas significativas na região, favorecendo a maturação e a colheita do trigo, além do manejo dos cultivos de primeira safra. A partir de segunda, são previstos maiores volumes de chuvas no Oeste e Norte do PR, Norte e Sul de SC, Oeste e região Centro Ocidental do RS. A umidade no solo será suficiente para a semeadura e o desenvolvimento do milho 1ª safra e da soja, com exceção de áreas no Sudoeste do RS.
A Previsão Agrometeorológica é para os dias 16 a 21/11/2022.
As informações do Boletim são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgãos ligados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
>>> Ouça o Boletim na Rádio Mapa
Spotify