- agosto 24, 2022
Boletim Agrometeorológico, a previsão do tempo para o produtor rural
N-NE: As chuvas poderão superar 80 mm no Extremo-Norte do PA e Oeste do AP. No Norte de RR e faixa Oeste do AM, são previstos volumes de 20 a 60 mm. No TO, RO, Sul do PA e em grande parte da região Nordeste, não são previstas quedas de chuvas. Na costa Leste e em parte de SE, AL e BA (SEALBA), o tempo seguirá instável com chuvas que poderão ultrapassar 10 mm. No Nordeste da BA, a disponibilidade de água no solo continuará abaixo do ideal para o enchimento de grãos do feijão e do milho 3ª safra, principalmente nas áreas mais distantes do litoral. No Extremo-Sul baiano, são previstas pancadas isoladas, com valores abaixo de 30 mm.
CO: A predominância de uma massa de ar seco durante a semana impedirá a formação de nuvens de chuva na região. O tempo seco continuará favorecendo a maturação e a colheita do algodão e do milho 2ª safra. No Sudoeste do MS, a umidade no solo será suficiente para as lavouras de trigo ainda em enchimento de grãos.
SE: A massa de ar seco prevalecerá e não há previsão de quedas de chuva na maior parte da região. Apenas no ES e no Nordeste de MG, são previstos baixos volumes de chuva que não deverão ultrapassar 30 mm. A ausência de precipitações reduzirá a umidade do solo em parte de SP, onde o trigo encontra-se em estágios reprodutivos. Nas demais áreas da região, o tempo seco continuará beneficiando a qualidade das fibras do algodão, a secagem natural do milho 2ª, além da maturação e da colheita da cana-de-açúcar e do café.
S: O tempo seguirá instável, com previsão de acumulados acima de 30 mm no Extremo-Sul do RS, principalmente no final de semana. Nas demais áreas da região, os cultivos de inverno serão beneficiados com a estabilidade do tempo e o acúmulo de umidade no solo. Há previsão de geadas de intensidade fraca no dia 23/8, na região da Campanha Gaúcha e áreas Serranas de SC.
A Previsão Agrometeorológica é para os dias 22 a 29/08/2022.
As informações do Boletim são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgãos ligados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
>>> Ouça o Boletim na Rádio Mapa:
Spotify