BANNER LADO DIREITO 2
Banner 1 (Do lado do nome)
  • março 17, 2017

Arte rupestre e vida silvestre para serem curtidas no mesmo lugar

Para os aventureiros que gostam de história antiga e natureza, uma boa sugestão de passeio é o Parque Municipal Templo dos Pilares que fica dentro do Monumento Natural Serra do Bom Jardim, no município de Alcinópolis, região norte de Mato Grosso do Sul.

A cidade que fica a 303 quilômetros de Campo Grande é destino favorável para quem gosta de contemplar belezas cênicas e visual panorâmico, observar vida silvestre, paisagens naturais e plantas raras, além da realização de trilhas e curtir turismo rural. Mas Alcinópolis é conhecido mesmo como a Capital Estadual da Arte Rupestre.

Com 100 hectares, o Parque Municipal Templo dos Pilares é uma Unidade de Conservação com vestígios dos antigos habitantes que, segundo um estudo realizado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), organizado pelo pesquisador Rodrigo Luiz Simas de Aguiar, datam de até 10.735 anos atrás.

Monumento Natural Serra do Bom Jardim (Foto: Prefeitura de Alcinópolis/Divulgação)Monumento Natural Serra do Bom Jardim (Foto: Prefeitura de Alcinópolis/Divulgação)

No local, os visitantes encontram gravuras, pinturas em paredes, teto e pilares de formações rochosa curioso, única em todo o estado. O parque está localizado dentro de outra Unidade de Conservação, o Monumento Natural Serra do Bom Jardim, que tem 6.121 hectares. 

Arte rupestre encontrada nas paredes rochosas (Foto: Prefeitura de Alcinópolis/Divulgação)Arte rupestre encontrada nas paredes rochosas

(Foto: Prefeitura de Alcinópolis/Divulgação)

A Serra do Bom Jardim tem fauna rica e os visitantes podem observar a vida silvestre e aproveitar o ecoturismo. A vida no cerrado pode ser contemplada em tempos imemoriáveis, antes da chegada dos colonizadores europeus, e talvez seja interrompido pelo som de algumas araras-vermelhas barulhentas, ou pelo som do maior mamífero da América do Sul andando pelas florestas, a anta.

Os dois parques estão localizados a 40 quilômetros da cidade e o acesso é feito por estradas não pavimentadas, mas em bom estado de conservação. As visitas são feitas em grupos de até 12 pessoas e devem ser agendas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente. Os visitantes não pagam para conhecer os pontos turísticos, que só devem ser explorados mediante o acompanhamento de um monitor ambiental.

Serviços
Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone (67) 3260-1739 ou pelo e-mail desenvolvimento@alcinopolis.ms.gov.br. Mais informações 
clique aqui.

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *