BANNER LADO DIREITO 2
Banner 1 (Do lado do nome)
  • abril 2, 2023

Acelerando Negócios Digitais apresenta abordagens de mídia centradas no público

Acelerando Negócios Digitais apresenta abordagens de mídia centradas no público

Acelerando Negócios Digitais apresenta abordagens de mídia centradas no público

O público – telespectador, ouvinte ou leitor – deve estar sempre envolvido na produção de uma pauta de reportagem. A avaliação é da jornalista Jennifer Brandel, que apresentou o painel “Abordagens de mídia centradas no público” do programa Acelerando Negócios Digitais, na terça-feira (28).

Brandel falou sobre a experiência como presidente do conselho da Hearken, empresa inovadora que estimula a participação da comunidade na escolha e produção de matéria e que trabalha com centenas de organizações jornalísticas de todo o mundo. Para a jornalista, cada redação deve otimizar a ferramenta disponível para interagir com o público.

“Ouvir a opinião do seu público na formulação da notícia leva a uma maior audiência e engajamento. Não importa se a estrutura é pequena: a interação pode ser feita pelas redes sociais, por chats, mensagens, pesquisa ou por telefone. O engajamento é parte da estratégia e traz retorno financeiro”, afirmou.

De acordo com a jornalista, não há uma única fórmula para o consumo da notícia. “A cultura de interação com o público ainda não está presente em grande parte das organizações, mas o importante é ter uma equipe de decisão para trazer a voz das pessoas para a sala de redação. Talvez o chefe não concorde imediatamente, alguém alegue que não há tempo. São obstáculos, mas é possível mudar essa cultura”, garantiu.

Outra dica dada pela jornalista é sobre a continuidade da interação. “Se você pergunta e ignora a resposta, você cria um buraco vazio; não é engajamento, é apenas consumo. Não fecha o ciclo. Mesmo que a ideia não seja válida, é preciso responder à sugestão que chegou à redação”, alertou.

O Acelerando Negócios Digitais é uma parceria da ABERT com o ICFJ (International Center for Journalists) e a Meta – empresa responsável pelo Facebook e Instagram e reúne diversas associações de imprensa. A primeira fase do programa terá ainda outros sete treinamentos virtuais, sempre às terças-feiras, às 15h.

Após a conclusão do treinamento, os participantes deste módulo também poderão se inscrever para a fase de mentoria e concorrer a um fundo de até US$ 15,000 para apoio no desenvolvimento de projetos selecionados.

Para participar da segunda etapa, é necessário presença mínima de 75% nas sessões da primeira fase, de pelo menos dois colaboradores das empresas, além de ter cumprido outros requisitos registrados nos Termos e Condições do programa. O valor será concedido às iniciativas que se propuserem a desenvolver um projeto, um produto ou a revisão de um processo.

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *