• maio 6, 2023

Em sua 104ª edição, Festa de São Benedito celebra tradição e cultura quilombola

Em sua 104ª edição, Festa de São Benedito celebra tradição e cultura quilombola

Com objetivo de celebrar a vida e história de Eva Maria de Jesus, e também renovar os votos de fé de seu santo devoto, todo ano é realizada a festa de São Benedito, um patrimônio cultural imaterial da comunidade quilombola Tia Eva.

A comemoração foi iniciada em 1919 pela matriarca, que tinha uma enfermidade em uma de suas pernas e não era curada há anos. Tinha muita fé em São Benedito, então fez uma promessa que se fosse curada iria construir uma igreja e realizar uma festa como honra e gratidão ao santo, e que os seus descendentes continuariam com a tradição.

A ferida foi curada e ela construiu uma igreja de pau a pique, em 1912, em homenagem ao santo. A Festa ocorre sempre no mês de maio na lua cheia mais próxima ao dia 13, Dia da Abolição da Escravatura, e acontece durante 10 dias.

Em 2023, ela começa na sexta-feira, dia 12, e vai até o dia 21 de maio. No evento terá shows, torneios de futebol amador, missa, apresentação cultural, entre outros, além de uma amostra do empreendedorismo muito forte que existe dentro da comunidade com embelezamento, tranças afro e  alimentos.

O Turismo Itinerante nacional, Guia Negro, também prestigiará a festa fazendo uma caminhada pela comunidade Tia Eva.

Ronaldo Jeferson da Silva, presidente da Associação de Descendentes de Tia Eva, comenta sobre a importância de manter suas raízes. “É importante saber de onde nós viemos, é uma das formas de sabermos para onde vamos, com a festa mantemos viva a história e tradição de um povo.”

A subsecretária de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Vânia Lúcia Duarte, que também é quilombola da comunidade Tia Eva, ressalta como a festa é valorosa para os descendentes. “É importante para a afirmação da luta e resistência da população negra, é um museu vivo que conta a história de um povo que contribui para a formação de Mato Grosso do Sul”.

A Festa é organizada pelos membros da comunidade Tia Eva com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul e do município de Campo Grande. O diretor-presidente da Fundação de Cultura, Max Freitas, comenta o incentivo do Governo. “É muito importante incentivar eventos como esse, que buscam resgatar e conservar aspectos da cultura da comunidade negra do MS”.

Confira a programação:

Sexta-feira 12/05
19h – missa de abertura
22h – show (pagode)

Sábado 13/05
15h – quartas de final do Torneio Tia Eva
19h – terço
23h50 – show (baile)

Domingo 14/05
Quartas de final do Torneio Tia Eva
19h – terço
20h – show (pagode)

Quinta-feira 18/05
19h – terço
Apresentação cultural

Sexta-feira 19/05
19h – terço
23h – show (pagode)

Sábado 20/05
15h – Semifinal do Torneio Tia Eva
19h – terço
19h30 – Queima de fogueira e Levantamento do Mastro
23h30 – Show (baile)

Domingo 21/05
08h – Procissão/missa
10h30 – Final do Torneio Tia Eva
13h – Confraternização
16h – Show (baile)
18h – Show (pagode)
20h – Show (baile)

Endereço:
Rua Eva Maria de Jesus, 273 – Comunidade Tia Eva


Texto: Bel Manvailer, Setescc
Fotos: Divulgação 

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *