• outubro 18, 2022

PMA de Aquidauana prende pescador em flagrante pescando com petrecho ilegal na “Cachoeira do Serrano”, local proibido à pesca Ya

PMA de Aquidauana prende pescador em flagrante pescando com petrecho ilegal na “Cachoeira do Serrano”, local proibido à pesca Ya

Equipes da Polícia Militar Ambiental de Aquidauana, que trabalham na operação “Ictiofauna”, com trabalhos voltados diretamente à prevenção e repressão às atividades que envolvem a pesca, especialmente em vigilância aos cardumes nos pontos em que eles são mais vulneráveis, que são as corredeiras e cachoeiras, prenderam hoje (17) no final da manhã no rio Aquidauana, um pescador de 47 anos praticando pesca predatória.

Duas equipes, uma por terra e outra pelo rio, chegaram juntas a uma corredeira conhecida como “Cachoeira do Serrano” (local proibido à pesca) no Distrito de Piraputanga, no município de Aquidauana, pois esta é a estratégia para se conseguir capturar os infratores pescando nesses locais, tendo em vista que normalmente eles fogem pelas matas, quando avistam aproximação de embarcação da PMA, ou fogem para outro lado do rio, quando equipe chega por terra.

A maioria das pessoas que têm sido presas nessa prática ilegal de pescar em corredeiras, mora na região, como neste caso, em que o infrator, um auxiliar de serviços gerais, reside no Distrito de Piraputanga. O homem pescava com tarrafa (petrecho proibido), em local também proibido à pesca (cachoeiras e corredeiras) e tentou fugir com o petrecho do tipo tarrafa, porém, a equipe conseguiu detê-lo escondido na mata com o petrecho ilegal.

Com ele foi apreendida a tarrafa e o pescador afirmou que iniciava a pescaria e não havia tido tempo de capturar nenhum peixe. O infrator recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia de Polícia Civil em Aquidauana, onde ele foi autuado em flagrante por crime ambiental de pesca predatória. A pena é de um a três anos de detenção. Ele também foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 700,00.

As normas proíbem a pesca a 200 metros a montante e a jusante das cachoeiras e corredeiras, pois é alta a vulnerabilidade dos cardumes nesses locais dos rios. No local em que o pescador estava, com o rio com pouca água como se encontra, é possível pegar peixe com as mãos. Exatamente porque os cardumes ficam vulneráveis nessas áreas é que existe a proibição da pesca.

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *