• maio 2, 2017

‘Banho de São João’, de Corumbá, é selecionado para receber recursos do Ministério do Turismo

Corumbá, a 415 quilômetros de Campo Grande, foi uma das cinco cidades do país que teve proposta selecionada por edital do Ministério do Turismo (MTUR) para receber recursos para ações de promoção, comunicação e apoio à comercialização de sua festa junina, o arraial do “Banho de São João”.

O resultado preliminar do edital foi divulgado na sexta-feira (28) pelo MTUR. Além da cidade sul-mato-grossense também foram habilitadas: Belo Horizonte, em Minas Gerais; Bragança, no Pará; Campina Grande, na Paraíba e São Luis, no Maranhão.

Ao todo, o edital recebeu propostas de 25 municípios, das quais 16 foram habilitadas e submetidas à análise da comissão julgadora formada por servidores do Ministério do Turismo e da Embratur. O objetivo inicial era contemplar todas as regiões brasileiras com a seleção de uma proposta de cada uma delas. Entretanto, como municípios da região sul não se candidataram, foi selecionado um de maior pontuação de outra região, conforme previsto no edital.

Entre as ações previstas para serem realizadas por meio do edital, estão, conforme o ministério: press trips (visitas de jornalistas e influenciadores digitais aos eventos), encontro de negócios, inclusão da festa no Calendário de Eventos Juninos, transmissão ao vivo nas redes sociais do MTur, divulgação dos destinos e cobertura jornalística dos festejos.

No dia 9 de maio, após analisar eventuais recursos interpostos pelos municípios não selecionados, o MTUR deve divulgar o resultado final do edital. A chamada pública previa a liberação de valores entre R$ 100 mil e R$ 200 mil para cada projeto aprovado e habilitado pela comissão julgadora, além de contrapartida do município que apresentou a proposta.

 

O arraial do Banho de São João é tradição em Corumbá e sua origem remonta às origens da cidade. É uma das maiores festas juninas do Mato Grosso do Sul. Durante três dias, milhares de pessoas passam pelo Porto Geral da cidade, às margens do rio Paraguai, para celebrar São João. O ponto alto é reservado para quando é comemorado o dia do santo. Nesta data, os festeiros, mais de 100, descem com seus andores enfeitados pelas ladeiras da cidade em direção à prainha do Porto, para banhar a imagem do santo nas águas do Paraguai.

 

A descida da ladeira se transforma num ritual secular que inclui passar por baixo dos andores, caminhar descalço e banhar as dezenas de imagens conduzidas pelas famílias até as margens do rio Paraguai. O evento já se tornou Patrimônio Imaterial Cultural de Mato Grosso do Sul e está em tramitação processo no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para tombá-lo também como Patrimônio Imaterial Cultural Nacional.

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *