BANNER LADO DIREITO 2
Banner 1 (Do lado do nome)
  • maio 18, 2018

9º BE Cmb recebe ex-combatente da FEB e ex-integrante do Batalhão

Aquidauana (MS) – No dia 16 de maio, o 9º Batalhão de Engenharia deCombate (9º BE Cmb) teve a honra de receber a visita de Nilton Guido, ex-combatente da FEB (Força Expedicionária Brasileira), ex-integrante do Batalhão, e que atuou no Teatro de Operações da Itália, na Segunda Guerra Mundial. O então cabo Guido embarcou para os campos de batalha em 2 de julho de 1944, no primeiro escalão, e regressou ao Brasil em 17de setembro de 1945.

O senhor Nilton Guido foi recebido pelo comandante do 9º BE Cmb, tenente-coronel Fabio Batista Fabio Bogoni , no museu Marechal José Machado Lopes, anexo ao Batalhão, e onde estão expostos objetos, documentos, fotos, que compõem o acervo histórico deste espaço cultural e que trata da presença militar na região de Aquidauana.

Na sequência, o expedicionário e seus familiares percorreram as instalações do museu e, muito emocionado, relatava com lucidez os episódios das ações do Batalhão de Engenharia, conforme constam nos livros, como a construção de uma ponte Bailey sobre o rio Pó, na Itália, primeira missão recebida pela FEB.

Na oportunidade o tenente-coronel Bogoni, concedeu ao Expedicionário Nilton Guido a medalha Marechal José Machado Lopes, o comandante daEngenharia nos campos de batalha, em gratidão aos relevantes serviços prestados à Pátria.

História do 9º BE Cmb

O 9º BE Cmb foi criado pelo Decreto nº 4.799, de 6 de outubro de 1942, e organizado no quartel do 1º Batalhão de Engenharia de Combate, na cidade do Rio de Janeiro. Seu primeiro comandante foi o capitão Franciscode Paula Gonzaga de Oliveira. A unidade está sediada na cidade deAquidauana (MS), 135 quilômetros a oeste de Campo Grande. Incorporado à Força Expedicionária Brasileira, o Batalhão participou da II Guerra Mundial, sob o Comando do então coronel José Machado Lopes, tendo cooperado para o êxito da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE) nas conquistas de Monte Castelo, Castelnuovo e Montese. No dia 4 desetembro o Batalhão comemora o batismo de fogo da tropa brasileira na campanha da Itália, sendo que a 1ª Companhia de Engenharia deCombate desta Unidade foi a primeira tropa do Exército Brasileiro a se defrontar com o inimigo, em solo europeu, em 4 de setembro de 1944.

Medalha

A medalha Marechal Machado Lopes, foi criada pela Associação Nacional dos Veteranos da ANVFEB (Força Expedicionária Brasileira), seção deCampo Grande, MS, para reconhecer os relevantes serviços prestados, à própria Associação, ao 9º Batalhão de Engenharia de Combate e ao cultoda epopeia da FEB. No ano de 2017, a ANVFEB transferiu a competência e legitimidade para conceder a outorga da medalha para o comandante do 9º BE Cmb. 

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *