- abril 5, 2017
7º BPM recebe seis pistolas “taser” e se adequa às normas internacionais de segurança
No cumprimento do dever, todos sabemos que os agentes de segurança pública, responsável pela aplicação da lei (isso inclui os Policiais Militares), devem respeitar e proteger a dignidade humana e apoiar os direitos fundamentais de todas as pessoas.
No atendimento de ocorrências policiais, o “emprego da força” só é usado quando estritamente necessário e na medida exigida para o cumprimento do dever.
Para que todos os Conceitos Internacionais de Segurança sejam respeitados, o 7º Batalhão de Polícia Militar, adotará, dentro de alguns dias, um tipo de armamento utilizado pelas mais conceituadas Polícias do Mundo. É a chamada “Arma de Condutividade Elétrica”. Esse armamento nos foi disponibilizado pela Diretoria de Gestão de Patrimônio e Logística – DGPL, da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, por intermédio de seu Diretor, o Tenente-coronel Alves Neves.
Tal equipamento, também conhecido como “Taser” é um tipo de armamento menos letal, que evita, em muitos casos, o uso da arma de fogo pelo policial militar. É claro que as armas de fogo continuarão sendo utilizadas em medidas extremas. Esse novo artifício será apenas mais um recurso disponível ao policial, durante seu dia de trabalho.
Vale também ressaltar que nos próximos dias, antes de seu uso, todo o efetivo do 7º BPM participará de treinamentos e instruções com o novo armamento e conscientizações sobre valores éticos profissionais e a observância dos Direitos Fundamentais das pessoas.
Tudo isso é um conjunto de fatores que fazem parte da nossa profissão, onde a sociedade requer um policial altamente profissional e preparado para sua defesa e que não viole as normas que todos temos de cumprir.