- dezembro 13, 2022
Pioneira, CGE-MS inicia implantação do sistema e-PAD na Agepen
A Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS), por meio de sua Corregedoria-Geral, iniciou a etapa de implementação do projeto de implantação do e-PAD – ferramenta informatizada destinada à sistematização de atividades correcionais – no âmbito do Poder Executivo, junto às Unidades Setoriais e Seccionais do Sistema de Controle Interno.
Para efetivar as atividades foi realizada a “Oficina de Treinamento e-PAD” no laboratório de informática da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov), ministrada pela equipe da Controladoria-Geral da União (CGU), por videoconferência, com a participação de servidores da Corregedoria-Geral do Estado e da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).
A Agepen é o órgão que primeiramente terá acesso ao ambiente de produção do sistema para a recepção e o desenvolvimento de procedimentos correcionais.
O treinamento conjunto das equipes possibilitou ampliar o conhecimento sobre o e-PAD, pois, foram apresentados casos práticos para que os servidores desenvolvessem a correta navegabilidade no ambiente de treinamento para que não haja dúvidas quando estiverem trabalhando com casos reais de execução no sistema.
No próximo ano, a fase de implementação será estendida, gradativamente, aos demais órgãos e entidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual, havendo o acompanhamento e o respaldo da Corregedoria-Geral do Estado.
Mato Grosso do Sul é o Estado piloto no Projeto de Nacionalização do e-PAD (desenvolvido pela CGU). A Controladoria-Geral de MS é a primeira instituição – em âmbito estadual -, no Brasil, a realizar a difusão, implantação e implementação do sistema junto às Unidades de Controle Interno.
e-PAD
O e-PAD dá suporte à atividade correcional, colhendo as informações necessárias para a condução de procedimentos, com o objetivo de serem geradas peças processuais, facilitando, com os dados já estruturados e organizados, o trabalho das admissibilidades, das comissões e as tomadas de decisão das autoridades competentes.
Além disso, fornece um Painel de Dados, por meio do qual podem ser visualizadas quantidades, tipos e prazos de procedimentos, tipos de sanção e tempo médio das análises, colaborando com a transparência ativa e o gerenciamento da atividade correcional no âmbito do Poder Executivo Estadual.
Karla Tatiane – CGE-MS
Foto: Divulgação