- junho 12, 2025
Formação gratuita na UFMS prepara professores para atuação em ambientes hospitalares e domiciliares

O “Curso de Atualização de Professores na área de Serviço Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar” está com inscrições abertas até 22 de junho nesta página. Gratuita e na modalidade à distância, a formação é voltada a professores das redes públicas da Educação Básica de todo o Brasil.
A atualização é ofertada pela UFMS, por meio do Instituto de Biociências (Inbio) e da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, em parceria com o Ministério da Educação (MEC). “O curso vem atender ao proposto pela Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC”, informa a diretora do Inbio, Carla de Arruda.
Conforme a professora do Inbio e coordenadora do curso, Jucélia Medeiros, o objetivo é preparar os profissionais para o trabalho com alunos que, por um momento ou período, necessitam de atendimento escolar no ambiente hospitalar ou em casa. “Fazemos leituras, discussões, reflexões, trocas de experiências, visando orientar o professor quanto ao trabalho pedagógico com os alunos hospitalizados, em tratamento de saúde, seus professores da escola, gestores e familiares. Há situações ou casos que necessitam de adaptações, uma nova estruturação, dinâmicas e recursos diferenciados”, explica.
Serão 180 horas de atividades distribuídas em cinco módulos, com realização prevista de julho a dezembro de 2025. As aulas, seminários e encontros serão desenvolvidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade.
Entre os conteúdos previstos estão a estruturação dos atendimentos nos serviços especializados em atendimento educacional em ambiente hospitalar e domiciliar; políticas, práticas pedagógicas e avaliativas; recursos mais adequados e formas mais adequadas de se organizar/trabalhar com as escolas de origem destes alunos, seus familiares e equipe multidisciplinar. “Os benefícios principais do curso são a garantia da continuidade do processo escolar de alunos hospitalizados, a interlocução entre escola, família e hospital, a não perda do conteúdo escolar no período, a amenização do impacto que a hospitalização e a doença traz ao indivíduo e sua família, como também, a colaboração no melhor entendimento e interação do aluno a rotina e processo de tratamento”, informa a coordenadora.