BANNER 3
BANNER 4
Banner 4
  • fevereiro 16, 2026

Em menos de uma semana, mais de 300 mulheres foram vítimas de violência doméstica em MS

Em menos de uma semana, mais de 300 mulheres foram vítimas de violência doméstica em MS

Em menos de uma semana, saltou de 2.343 mulheres vítimas de violência doméstica para 2.656 em Mato Grosso do Sul. Os dados do Monitor da Violência contra a Mulher apontam que outras 313 mulheres se tornaram vítimas, entrando para as estatísticas.

Além de Campo Grande, com 886 casos, as cidades que mais registraram delitos de violência doméstica são: Dourados (224), Três Lagoas (140) e Corumbá (120).

Levantamentos do Monitor apontam que as vítimas de violência doméstica, na maioria das vezes, são agredidas e ameaçadas pelos próprios cônjuges e também pelos conviventes. Sendo que, na maioria das vezes, ocorre a violência dentro das próprias residências.

Feminicídios em 2026

Nos primeiros 45 dias do ano, já foram registrados dois feminicídios. Sendo de Josefa dos Santos, em Bela Vista, e de Rosana Candia Ohara, em Corumbá.

Vale lembrar que, no caso da Janete, a Polícia Civil descartou o feminicídio, mudando a tipificação.

📍 Onde buscar ajuda em MS

Em Campo Grande, a Casa da Mulher Brasileira está localizada na Rua Brasília, s/n, no Jardim Imá, 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana.

Além da Deam, funcionam na Casa da Mulher Brasileira a Defensoria Pública; o Ministério Público; a Vara Judicial de Medidas Protetivas; atendimento social e psicológico; alojamento; espaço de cuidado das crianças – brinquedoteca; Patrulha Maria da Penha; e Guarda Municipal. É possível ligar para 153.

☎️ Existem ainda dois números para contato: 180, que garante o anonimato de quem liga, e o 190. Importante lembrar que a Central de Atendimento à Mulher – 180 é um canal de atendimento telefônico, com foco no acolhimento, na orientação e no encaminhamento para os diversos serviços da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres em todo o Brasil, mas não serve para emergências.

As ligações para o número 180 podem ser feitas por telefone móvel ou fixo, particular ou público. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive durante os fins de semana e feriados, já que a violência contra a mulher é um problema sério no Brasil.

Já no Promuse, o número de telefone para ligações e mensagens via WhatsApp é o (67) 99180-0542.

📍 Confira a localização das DAMs, no interior, clicando aquiElas estão localizadas nos municípios de Aquidauana, Bataguassu, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

⚠️ Quando a Polícia Civil atua com deszelo, má vontade ou comete erros, é possível denunciar diretamente na Corregedoria da Polícia Civil de MS pelo telefone: (67) 3314-1896 ou no GACEP (Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial), do MPMS, pelos telefones (67) 3316-2836, (67) 3316-2837 e (67) 9321-3931.

 

Fonte: https://midiamax.com.br/policia/2026/menos-semana-mais-300-mulheres-denunciaram-ter-sido-vitimas-violencia-domestica-ms/

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *