BANNER LADO DIREITO 2
Banner 1 (Do lado do nome)
  • setembro 26, 2024

Corredor Central tem atividades sobre saúde mental na Cidade Universitária

Corredor Central tem atividades sobre saúde mental na Cidade Universitária

A Cidade Universitária sedia no dia 27 de setembro o evento Corredor da Saúde Mental, que irá oferecer atividades interativas sobre o tema abertas a toda a comunidade. A ação faz parte da campanha Eu Respeito, que em setembro promove a valorização da vida, e integra também a Semana Estadual da Juventude, da Secretaria de Estado da Cidadania.

As atividades iniciam às 8h e vão até as 11h, incluindo rodas de conversa, oficinas, estandes de orientação psicológica, além de exposições sobre a importância da saúde mental. As ações serão conduzidas por ligas acadêmicas da área de saúde e grupos de apoio da UFMS, com a participação de psicólogos da Universidade e profissionais convidados. “Serão apresentados também serviços de apoio psicológico disponíveis na UFMS e em outras instituições parceiras”, informa o pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proaes), Albert Schiaveto de Souza.

“Promover ações relacionadas à saúde mental é vital para desmistificar o tema e encorajar a busca por ajuda. Focar na saúde mental dos jovens é especialmente importante, pois eles enfrentam desafios únicos durante sua formação acadêmica e social”, comenta o pró-reitor. “A UFMS busca criar um ambiente de apoio e recursos para que esses jovens possam prosperar, tanto academicamente quanto pessoalmente”, complementa a diretora de Inclusão e Integração Estudantil da Proaes, Luciana Contrera.

O coordenador do programa de extensão Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul, Samuel Leite de Oliveira, aponta o aumento na incidência de transtornos mentais entre os jovens. “No Brasil, em 2023, a incidência de transtornos de ansiedade entre pessoas com mais de 20 anos foi de aproximadamente 113 por 100 mil habitantes, saltando para 157 entre adolescentes. Recentemente, o periódico The Lancet Regional Health revelou que, entre 2011 e 2021, as notificações de autolesões no Brasil entre indivíduos de 10 a 24 no período aumentaram 29% ao ano. Além disso, este mesmo estudo apontou que a taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% ao ano, superando o aumento em torno de 4% na população geral. Ciente desse cenário preocupante, a UFMS tem implementado iniciativas que oferecem atendimentos e orientações sobre saúde mental”, expõe.

Sobre o Corredor da Saúde Mental, o professor lembra que o evento possibilita o acesso da comunidade aos serviços de saúde, bem como permite que os estudantes apliquem os conhecimentos e habilidades aprendidas no campo da atenção ao ser humano, alinhando-se à proposta de uma educação cidadã em prol da comunidade universitária. “A relação entre cidadania e saúde mental é evidente, pois garantir o acesso a serviços voltados à saúde mental assegura o bem-estar e a qualidade de vida dos jovens, fortalecendo sua participação na sociedade. O Observatório da Cidadania contribui com essa iniciativa, mobilizando os jovens, fomentando discussões sobre saúde mental e coletando informações sobre as necessidades e desafios enfrentados, as quais podem ser úteis no enfrentamento desse problema de saúde pública”, finaliza.

A Semana Estadual da Juventude foi instituída pelo Governo do Estado em 2009 e tem como objetivo contribuir com o debate sobre políticas públicas para a juventude e estimular a participação dos jovens em eventos relacionados à saúde e sexualidade; à educação; à segurança pública, ao meio ambiente e à cidadania; à etnia, a gênero e à diversidade sexual; à geração de emprego e renda; ao esporte, ao lazer, à cultura e à comunicação, entre outros temas.

A Semana é realizada anualmente e, nesta edição, tem como tema a Saúde Mental do Jovem Sul-mato-grossense. Segundo o subsecretário de Estado de Políticas Públicas para a Juventude, Jessé Fragoso da Cruz, o tema foi escolhido por três motivos: a saúde mental dialoga diretamente com a integralidade da juventude, do ser humano em geral; houve um aumento nos dados do Datasus e IBGE relacionados aos transtornos mentais e suicídio; e o tema foi apontado pela juventude do Estado em uma escuta pública realizada no ano passado pela subsecretaria. “A Semana é realizada em setembro, mas o lançamento e início das ações foi em julho e irão continuar após este mês, porque acreditamos que de fato é um tema sensível e profundo”, comenta.

Mais informações sobre a campanha Eu Respeito podem ser acessadas aqui e mais informações sobre a Semana Estadual da Juventude estão disponíveis nesta página.

 

Fonte: https://www.ufms.br/corredor-central-tem-atividades-sobre-saude-mental-na-cidade-universitaria/

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *