BANNER 3
Banner 4
BANNER 4
  • agosto 1, 2025

Atividades gratuitas da Universidade Aberta à Pessoa Idosa são ofertadas pela UFMS em Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Coxim, Naviraí e Três Lagoas

Atividades gratuitas da Universidade Aberta à Pessoa Idosa são ofertadas pela UFMS em Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Coxim, Naviraí e Três Lagoas
No segundo semestre deste ano, pessoas com 60 anos ou mais podem participar de 61 atividades de extensão, cultura e esporte e 16 disciplinas isoladas de graduação presencial, vinculadas ao programa institucional Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi). Ao todo, são mais de 1,9 mil vagas distribuídas na Cidade Universitária e nos Câmpus da UFMS de Aquidauana, Coxim, Naviraí, Três Lagoas e do Pantanal. As inscrições podem ser realizadas na página unapi.ufms.br ou de forma presencial até 8 de agosto.
 
A pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, enfatiza que, além de promover a inclusão e a participação da pessoa idosa no ambiente universitário, a Unapi estimula trocas intergeracionais entre os participantes e estudantes, potencializando a formação oferecida pela Universidade. “A UFMS vai além da formação técnica ao promover uma educação voltada para a cidadania, estimulando o pensamento crítico, a empatia e a responsabilidade social dos estudantes. Um exemplo claro disso é a atuação da Universidade Aberta à Pessoa Idosa, que proporciona uma rica troca de experiências entre gerações”, ressalta.
 
“Por meio das atividades promovidas pela Unapi, os idosos compartilham suas vivências, saberes e trajetórias de vida, oferecendo aos estudantes uma perspectiva mais ampla sobre envelhecimento, respeito e inclusão. Essa convivência fortalece a formação humana dos acadêmicos, que aprendem com a sabedoria dos idosos e se sensibilizam para questões sociais relevantes, desenvolvendo um olhar mais atento às necessidades da comunidade e ao papel transformador da Universidade na sociedade”, complementa.
 
Para os participantes, o programa criado em 2011 favorece a estimulação física e cognitiva, a interação social e o desenvolvimento de habilidades e competências com foco na autonomia, independência e cidadania plena da pessoa idosa. Entre as atividades ofertadas estão tai chi chuan, capoterapia, violão, informática básica, hidroginástica, dança de salão, xadrez, inglês básico, língua e cultura hispânica, italiano, artesanato, arte manuais em linhas, yoga, empreendedorismo, Libras e musicalidade, paisagismo, canto em grupo, além de projetos consolidados como o Coral da Unapi e a Horta Agroecológica. Na Cidade Universitária, haverá ainda alfabetização e letramento para pessoas idosas. Já entre as disciplinas, estão aulas de Bioética, Saúde do Idoso, Introdução à Psicologia e Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva, entre outras.
 
Para contemplar o maior número de pessoas possíveis, cada participante poderá participar de cinco ações de cultura, esporte, lazer, saúde, tecnologia, artes e conhecimentos gerais e duas disciplinas de graduação. As atividades estão previstas para iniciar no dia 18 de agosto.
 

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *