BANNER 3
Banner 4
BANNER 4
  • agosto 30, 2025

Embrapa Agropecuária Oeste impulsiona futuros profissionais para o mercado

Embrapa Agropecuária Oeste impulsiona futuros profissionais para o mercado

A 14ª edição da Jornada de Iniciação à Pesquisa da Embrapa (Jipe) reuniu acadêmicos de instituições de ensino que são estagiários e bolsistas na Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), nos dias 27 e 28 de agosto de 2025. Na abertura do evento, foi apresentada palestra com tema “O que o mercado de trabalho espera de um profissional” para que os estudantes possam refletir sobre as competências mais valorizadas pelo mercado de trabalho. O profissional convidado para ministrar o assunto foi Bruno Abadio Rodrigues Farias, gerente comercial da Copagril da Grande Dourados, MS.

A Jipe é organizada por uma comissão interna da Embrapa Agropecuária Oeste, presidida pelo analista Alexandre Roese, neste ano, e tem como objetivo promover a troca de experiências e conhecimentos entre a equipe da pesquisa da Unidade, profissionais do setor e estudantes.

Segundo o presidente da Comissão, todos os anos, na Jipe, a Comissão busca trazer palestras que agreguem valor à formação dos estudantes, seja na carreira científica ou na assistência técnica, que é o principal objetivo da formação em ciências agrárias. “Conversar com profissionais do mercado é uma oportunidade única para os estudantes entenderem os desafios da carreira e se prepararem para atuar de forma competitiva”, afirma Roese e complementa: “As cooperativas têm um relacionamento muito estreito com os produtores rurais, pois são formadas por estes. Assim, conversar com um gestor de cooperativa sobre o mercado de trabalho é uma oportunidade imperdível para os estudantes, independentemente da carreira que seguirão após sua formação acadêmica”.

Durante a palestra Farias enfatizou que o mercado de trabalho valoriza, de forma consistente, três pilares: conhecimento técnico sólido para exercer a profissão, comprometimento e qualificação contínua. Ele destacou que, apesar das mudanças trazidas pela pandemia, a essência das expectativas se mantém, “mas agora o preço e a parte técnica passaram a ter peso ainda maior nas decisões de contratação”, disse ele.

Entre as habilidades comportamentais consideradas essenciais para quem está iniciando a carreira, o palestrante citou comunicação, relacionamento, proatividade, resiliência, empatia e trabalho em equipe. Como dica prática para os acadêmicos, recomendou cultivar relacionamentos no meio profissional e buscar conhecimento constante sobre o mercado.

Ao falar sobre diferenciais para quem atua em áreas tecnológicas e no campo, Farias ressaltou que em áreas mais tecnológicas ganham destaque sistemas, planilhas e inteligência artificial, enquanto no setor agrícola é fundamental dominar aspectos como fertilidade do solo e manejo de plantas daninhas.

Durante a apresentação, ele compartilhou detalhes sobre a rotina de um consultor de vendas em cooperativas e distribuidoras, reforçando a importância de definir com clareza a área de atuação desejada, seja pesquisa, área comercial, marketing, para alinhar o aprendizado acadêmico às demandas reais das empresas.

Segundo Harley Nonato de Oliveira, chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, a Jornada de Iniciação à Pesquisa da Embrapa é uma das ações da Unidade voltadas a estimular a integração entre o meio acadêmico e o setor produtivo. Ele também destacou “o esforço, o tempo e a dedicação da comissão organizadora da Jornada, assim como dos avaliadores e do palestrante”.

Para o chefe-geral, tudo começa com o estágio, “que leva à condição de bolsista e abre outras portas. Vocês que buscaram o estágio e a bolsa de iniciação científica aqui na Embrapa Agropecuária Oeste já demonstram uma visão diferente, que vai além das fronteiras da própria instituição de ensino. Aproveitem a oportunidade da Jipe para falar e interagir”, concluiu.

Temas das Apresentações

Confira quais são os temas das apresentações nas imagens na Galeria de fotos após a notícia.

Comissão da Jipe

Além do analista Alexandre Dinnys Roese, que é quem preside a Comissão da Jipe, também são membros a pesquisadora Marciana Retore (coordenadora científica), a técnica Érika Maldonado Berloffa dos Santos (coordenadora da Comissão de Comunicação e Logística) que coordena as ações dos integrantes: o analista Edmilson Alves de Souza, a assistente Eliete do Nascimento Ferreira, a analista Estela Hashinokuti, a técnica Sandra Otto Capilé Gnuztmann.

Destaques da 14ª Jipe

Categoria Quantidade / Informação
Trabalhos submetidos 16
Estagiários e Bolsistas 3 Estudantes de Pós-Graduação Nível Mestrado

2 Estudantes de Pós-Graduação Nível Doutorado

1 Bolsista CNPq – Graduação

10 Bolsistas PIBIC

2 Bolsistas PIBITI

Avaliadores da Embrapa Agropecuária Oeste Pesquisadores:

– Carlos Ricardo Fietz (27/08)
– Fernando Mendes Lamas (27/08)

– Júlio Cesar Salton (28/08)

– Rodrigo Arroyo Garcia (28/08)

Avaliador externo (PIBIC e PIBITI) Professor André Luís Duarte Goneli – Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) (28/08)

 

Fonte: Silvia Zoche Borges 

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *