zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
O Estado do Pantanal - 30/12/2008 - 12h48

Yonamine assume Agepan em 2009 e continua com projeto do ZEE-MS




Edemir Rodrigues

Por Tereza da Penha, do Notícias MS

       O governador André Puccinelli, através do decreto publicado hoje (30), no Diário Oficial do Estado, designou Sérgio Seiko Yonamine para assumir a Agência Estadual de Regularização de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan), a partir de 1º de janeiro de 2009. Yonamine informa que vai continuar na coordenação do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado (ZEE-MS) lançado em 2007.

       O arquiteto Sérgio Yonamine assumiu a Superintendência Estadual das Cidades, órgão ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), no início de 2007. Em sua gestão coordenou diversos projetos, dentre eles o Plano Diretor Estadual das Cidades. E ainda, assumiu a coordenação da Comissão Preparatória da 3ª Conferência Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul, com os demais 21 membros das entidades e segmentos do poder público.

      A Conferência Estadual foi realizada no período de 27 e 28 de setembro de 2007, na Capital. Teve como meta promover um importante espaço de diálogo entre o governo e a sociedade civil para discutir a implementação da Política Urbana para todo o País, com o objetivo de construir cidades mais justas, democráticas e sustentáveis.
    
     O evento teve a participação de 574 delegados eleitos, dos quais 41 representaram Mato Grosso do Sul na Conferência Nacional, em novembro de 2007. Dos 78 municípios do Estado, 66 realizaram as conferências municipais e aprovaram 1.150 propostas, sendo que dez foram indicadas como prioritárias para etapa Nacional.

ZEE-MS    

      O ZEE-MS foi lançado oficialmente em 5 de março de 2007, como ferramenta de planejamento estratégico do Estado, fazendo parte das metas do atual governo. O projeto está sob a coordenação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac). ZEE é um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente que atua na organização territorial.

     “A primeira etapa do ZEE-MS está concluída e encontra-se com o governador. O projeto deverá ser encaminhado para a Assembléia Legislativa após o recesso dos parlamentares. Teve a participação e contribuição das entidades governamentais e não governamentais, enfim da sociedade em geral. É um projeto com visão social voltado para o desenvolvimento econômico do Estado, aprovado e reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente, como um bom trabalho. Mesmo assumindo a Agepan vou continuar na coordenação estadual do ZEE-MS”, informa Sérgio Yonamine, lembrando também que a segunda etapa do ZEE já está em andamento e que os trabalhos técnicos vão continuar após o recesso.

    Na opinião de Yonamine o projeto representa um verdadeiro Plano Diretor do Estado. “Nele estão as principais questões territoriais ambientais apontadas e as características de cada região do Estado. Os principais investimentos em logísticas estão também apontados no projeto. E, principalmente o Plano de Desenvolvimento do Estado, que nos preocupa; a silvicultura, a siderurgia, agroenergia, o biocombustível, os arranjos produtivos locais, enfim, todo esse conjunto tem agora uma organização territorial”, disse Sérgio Yonamine.

     O projeto foi apresentado para mais de 43 entidades e representantes do governo, para ser analisado. Também foram realizadas três oficinas de trabalho e 31 reuniões setoriais, com representantes de diversos segmentos da sociedade. O ZEE-MS ainda foi apresentado, através de reuniões regionais, em todos os 78 municípios do Estado. Todas as prefeituras receberam e responderam um questionário que serviu de subsídio à elaboração da primeira etapa do Zoneamento. 
     

Etapas do ZEE-MS      

     O ZEE-MS será realizado em três etapas. Na Primeira Etapa, está sendo desenvolvido o Macrozoneamento Sócio-Ecológico-Econômico, também chamado de ZEE-MS – Primeira Aproximação. O ZEE-MS Primeira Aproximação tem como objetivo propor subsídios para o Planejamento e Gestão Territoriais, orientando áreas prioritárias para detalhamento. Estão contemplados os temas considerados prioritários para a realidade do Estado e que merecem estudo imediato. 
     

     O território do Estado será dividido em macrozonas de gestão, visando à definição dos parâmetros globais de uso e ocupação do solo para atividades econômicas, sociais e de conservação ambiental.  Esta Primeira Aproximação foi baseada em dados secundários e na sistematização dos diversos estudos já realizados no Estado de Mato Grosso do Sul.
 
    A 2ª Etapa (que já está começando e vai até dezembro de 2009) tomará como referência a proposta de Zoneamento Ecológico-Econômico apresentada pela Embrapa (Silva et al., 2007), com adequações e complementações necessárias à estruturação definitiva do ZEE-MS, bem como construção dos cenários e prognósticos. Na 3ª Etapa acontece a divulgação do ZEE-MS para toda a sociedade, assim como as ações de preparação para as etapas municipais, prevista para ser realizado em janeiro de 2010 a dezembro de 2011.
    

    Em julho deste ano, o governo criou o site www.semac.ms.gov.br/zeems, onde constam as informações do documento base da Primeira Aproximação do projeto.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
28/09/2017 - 10h00
Leilão da Feapan destaca a beleza e rudez do cavalo pantaneiro
24/09/2017 - 10h15
Com produtores, Ruiter conhece potencial econômico do cavalo pantaneiro
21/09/2017 - 16h11
Frigorífico de jacarés leva qualidade do Pantanal ao mundo, diz Reinaldo
20/09/2017 - 16h40
Blairo Maggi vem a MS para inaugurar frigorífico de jacarés em Corumbá
14/09/2017 - 08h18
Reinaldo lança música feita por Almir Sater para aniversário MS
 
Últimas notícias do site
23/10/2017 - 09h54
Prefeito de Corumbá representa o Brasil em seminário internacional do FONPLATA sobre hidrovia
23/10/2017 - 08h55
Semana em MS começa com 169 vagas em concursos públicos
23/10/2017 - 07h41
PMA e parceiros realizam Educação Ambiental para alunos em escolas ribeirinhas e indígenas
23/10/2017 - 07h40
Em oito dias, Mato Grosso do Sul registra queda de 55 mil raios
23/10/2017 - 07h02
Medidas anunciadas por Temer farão ressurgir o rio Taquari, diz Ruiter
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.