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O Estado do Pantanal - 09/12/2008 - 13h10

André demonstra avanço e viabilidade de projetos de logística




Rachid Waqued

Por Gizele Cruz de Oliveira, do Notícias MS

Mato Grosso do Sul já tem em implantação diversos projetos integrantes dos grandes planos de infra-estrutura logística desejados pelo governo do Estado. A convite da Associação dos Dirigentes e Ex-dirigentes Federais (Adifems), o governador André Puccinelli apresentou ontem (8) um panorama das potencialidades locais e demonstrou que rodovias, aeroportos, energia e integração produtiva já são ações concretas em diversas regiões.

Dirigentes ou representantes de instituições da administração federal, como INSS, Embrapa, Tribunal Regional do Trabalho, Conab, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Funasa, Controladoria da União, Universidade Federal e comandos militares, puderam conhecer os projetos atuais e futuros para os quais Mato Grosso do Sul busca investimentos e parcerias, visando o desenvolvimento econômico e social.

 A incorporação de cerca de 3,5 milhões de hectares ao processo produtivo, por meio da pavimentação de duas rodovias que atualmente deixam isoladas regiões em seu entorno, começa a se concretizar: no dia 11, será assinada por André e o ministro dos Transportes a ordem de serviço para começar a primeira etapa de obras na BR-359, entre Coxim e Alcinópolis. Já estão assegurados recursos federais e contrapartida estadual. “Vai tirar do isolamento essa região que hoje só conta com um grande eixo, que é a BR-163, e vai incoporar aqui um milhão e meio de hectares”, disse o governador. Na região leste, continuam os estudos em prol da federalização e pavimentação de outra rodovia projetada, a MS-040, um imã para a integração de cerca de dois milhões de hectares de terras.

Ainda no setor viário, a rodovia Sul-Fronteira-Integração Brasil/Paraguai terá licitada no dia 19 deste mês seu primeiro trecho. “Temos R$ 15 milhões já depositados para início da obra, em dinheiro federal e contrapartida nossa”, garantiu Puccinelli, revelando que a primeira etapa de obras compreende 227 quilômetros, entre Ponta Porã e Sete Quedas, e a segunda, 110 quilômetros, de Sete Quedas a Mundo Novo.

No modal ferroviário, a recuperação da malha já garantiu para maio a ativação do Pantanal Express, um moderno projeto turístico. E está garantida também a retomada da ferrovia como canal de escoamento da produção agroindustrial, como acontecerá em Três Lagoas, graças a parceria em andamento entre Estado e União para construção do contorno ferroviário.

Aeroportos, energia e produção

A articulação com Infraero, Agência Nacional de Aviação Civil, Ministério da Defesa, Exército e Aeronáutica está permitindo avançar o projeto gigantesco de implantação do Terminal Intermodal de Cargas e Centro Logístico Industrial Aduaneiro, em Campo Grande. Também no setor aéreo, André conseguiu incluir o aeroporto Santa Maria entre as prioridades para receber investimentos do Programa Federal de Auxilio a Aeroportos, e assim obter a homologação para vôos comerciais regulares. A estrutura é uma das 16 que Mato Grosso do Sul quer ver homologadas. A mesma conquista já chegou para Dourados e Três Lagoas, onde as obras estão em execução e em licitação, respectivamente.

Depois de comemorar no mês passado a licitação para instalação, operação e manutenção de linhas de transmissão e subestações que irão conectar usinas de biomassa e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) ao Sistema Interligado Nacional, Mato Grosso do Sul espera para março a concorrência para construção de um linhão de transmissão de 230 kV, entre Anastácio e Corumbá.  

No setor produtivo, a desburocratização do licenciamento ambiental para plantio de florestas está impulsionando as atividades da silvicultura (plantio de florestas), e a implantação do programa Aldeia Produtiva dá aos indígenas recursos materiais e assistência para a sustentabilidade nas aldeias.

Puccinelli demonstrou ainda aos representantes das instituições federais o plano de expansão do setor sucroenergético, otimista de que o Estado conseguirá até o fim de 2009 produzir o montante de 2,5 milhões de metros cúbicos de álcool e viabilizar a construção de um poliduto.

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