especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Indústria e Comércio - 15/02/2012 - 16h25

LabSenai Alimentos consolida-se como referência no controle de qualidade












Por Redação Pantanal News/Daniel Pedra

O laboratório é voltado ao atendimento das necessidades das indústrias com tecnologia de ponta e profissionais altamente qualificados

O complexo laboratorial montado pelo Senai em Dourados, composto pelo LabSenai Alimentos, CPA (Centro de Processamento de Alimentos) e unidade móvel de alimentos, consolidou-se como referência no controle de qualidade dos produtos fabricados pelas indústrias de Mato Grosso do Sul. Um exemplo disso é que nos últimos dois anos, período em que já estavam em operação, além do LabSenai Alimentos, o CPA e a unidade móvel de alimentos, já foram realizados 17.594 ensaios físico-químicos e microbiológicos junto às empresas das mais variadas regiões do Estado.

Segundo o gerente do CetecSenai Dourados, Gilberto Schaedler, os demonstram a aceitação do complexo laboratorial por parte das indústrias sul-mato-grossenses. “Definitivamente, o LabSenai Alimentos firmou-se como importante agente na prestação de serviços de análises laboratoriais para as empresas do Estado. Nesse sentido, para este ano vamos buscar aumentar, ainda mais, as ações junto às indústrias, intensificando a prestação de serviços com o objetivo da melhoria da qualidade das indústrias de alimentos do Estado”, declarou.

Ele ressalta ainda que o complexo utiliza tecnologia de ponta para atender as necessidades da indústria e conta com profissionais altamente qualificados, ambientes tecnicamente adequados, excelência de serviços e atendimento integral, incluindo consultorias na implantação de programas de autocontrole, desenvolvimento de novos produtos, elaboração de manual de boas práticas de fabricação, procedimento operacional padrão e adequação de layout. “As empresas precisam fazer sistematicamente o controle de qualidade dos produtos para atender as normativas dos órgãos fiscalizadores e o LabSenai Alimentos trabalha aplicando programas de autocontrole para que as indústrias possam melhorar a condição higiênica e sanitária dos seus produtos”, explicou.
 
Gilberto Schaedler detalha também que, durante a consultoria, todo o processo produtivo industrial que tem início com o recebimento de matéria-prima, passando pela manipulação, industrialização, armazenamento e chegando a expedição, é aplicado nos modernos instrumentos de gerenciamento voltados para a qualidade. “Nesse processo, o LabSenai Alimentos atua desde a chegada da matéria-prima até as instalações e equipamentos, com os colaboradores e na metodologia de produção para alcançar, assim, a qualidade higiênico-sanitária do produto final que visa a empresa”, disse.

Indústrias

Para a empresária e presidente do Silems (Sindicato das Indústrias de Laticínios de Mato Grosso do Sul), Milene Nantes, o serviço oferecido pelo LabSenai Alimentos é excelente. “É um laboratório que realiza muito bem esse tipo de análise. Além disso, para facilitar o acesso das indústrias filiadas ao sindicato, a entidade mantém um convênio com o laboratório”, reforçou. Ela lembra que todas as indústrias que têm inscrição no SIE (Serviço de Inspeção Estadual) precisam realizar as análises exigidas pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), responsável pela fiscalização desses produtos. “Esses exames laboratoriais precisam ser feitos periodicamente”, completou.

Já o gerente de qualidade do Frigorífico Mar & Terra Indústria e Comércio de Pescados, Wilian Borges, o LabSenai Alimentos é considerado estratégico para a empresa. “É um laboratório que está dentro do Estado, próximo da empresa, o que facilita o transporte das amostras”, declarou. Ele acrescenta que a empresa precisa de um laboratório de qualidade próximo, principalmente para atender a demanda da exportação do pescado de cultivo de pacu, pintado e tilápia. “Abatemos em média 100 toneladas de pescado, sendo que 70% desse total é destinada à exportação. O LabSenai Alimentos é um parceiro fundamental, pois realiza as análises microbiológica e físico-química - antes realizadas por laboratórios de São Paulo e Paraná”, disse.

A nutricionista do Jeito Frio Sorvetes, Fernanda Maciel Mendes, destaca que a equipe do laboratório é ágil e isso faz a diferença. “A agilidade é o principal aspecto. A análise é feita e o tempo – resposta é muito rápido e isso é importante para quem encomenda as análises”, avaliou. O médico-veterinário Alfredo Vera Escalante, da Boibrás e da Big Beef, destaca que entre as atividades das duas empresas estão a desossa, os cortes especiais e a distribuição em suas casas de carnes e comércio varejista e para assegurar a higiene nesse processo produtivo e a qualidade do produto oferecido ao consumidor se faz necessário o apoio do LaSenai Alimentos. “A competência e idoneidade do Senai, o tornam um parceiro digno de nos ajudar a alcançar nossos objetivos de prover ao consumidor sul-mato-grossense alimentos de origem animal com qualidade, utilizando os padrões tecnológicos e higiênico-sanitários necessários, racionalizando alguns investimentos e recursos na área de qualidade”, afirmou.

Serviço – As indústrias interessados nos serviços do LabSenai Alimentos de Dourados podem obter mais informações pelo telefone (67) 3425-5090

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
23/12/2013 - 06h00
Indústria fecha 2013 com crescimento de 17,4% e Fiems estima avanço de até 12,2% para 2014
21/03/2013 - 09h05
Páscoa gera otimismo nos empreendedores da Capital
21/03/2013 - 08h57
Semana de Desenvolvimento trará exposição de produtos
19/03/2013 - 15h57
Bancos, telecomunicações e comércio eletrônico têm novas regras
19/03/2013 - 15h45
Plano nacional amplia rede de proteção ao consumidor
 
Últimas notícias do site
01/10/2014 - 14h42
Brasil e EUA fecham acordo e produtores de algodão vão receber US$ 300 milhões
01/10/2014 - 12h40
PM de Aquidauana recupera moto furtada
01/10/2014 - 12h36
PM de Aquidauana prende foragido do presídio de Segurança Máxima de Campo Grande
01/10/2014 - 10h25
Servidores públicos estaduais recebem hoje salário
01/10/2014 - 10h22
Imagem peregrina de Nossa Senhora vai percorrer locais de sofrimento
 

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.