zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Rádio Independente - 29/09/2011 - 07h09

De réu a autor, prefeito Fauzi Suleiman? É mais fácil responder ao povo

Rádio Independente não se curvará ante as ameaças do prefeito acusado de supostas irregularidades administrativas, em mais de 40 inquéritos instaurados pelo MP




Arquivo Pantanal News

Desde os tempos do governador Zeca do PT - com quem acabou rompendo, em 2004 - o então oposicionista do Partido dos Trabalhadores, Fauzi Suleiman, hoje prefeito de Aquidauana, usava os microfones da rádio Independente, a única onde ele podia falar, ao lado dos seus



Prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) que sempre teve espaço no Jornalismo Independente, acha que a imprensa existe apenas para elogiar e incensar a sua administração, denunciada por supostas irregularidades, em mais de 40 inquéritos instaurados pelo MP; é preciso aprender a conviver com o contraditório do povo e dos seus fiscais
Por Armando de Amorim Anache (*)

Editorial da rádio Independente de Aquidauana 

De réu a autor, prefeito Fauzi Suleiman? É mais fácil responder ao povo 

Por Armando de Amorim Anache (*) 

Alguns dizem que o poema é de Wladimir Maiakowski. Outros, afirmam que foi escrito para ele e não por ele. Pouco importa. A mensagem que o texto traduz é o escopo principal.

“Na primeira noite, eles se aproximam e colhem uma flor do nosso jardim, e não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem. Pisam as flores, matam nosso cão e não dizemos nada. Até que, um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a garganta, e porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada."

Melhor seria deixar sem resposta a mensagem indireta de Sua Excelência o Senhor Prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman (PMDB), quanto ao que democraticamente falam os munícipes aos microfones ou aos porta-vozes da Rádio Independente, a propósito do ar pesado que passou-se a respirar nesta cidade, 135 quilômetros a oeste de Campo Grande.
 
O silêncio, no entanto, poderia acabar transformando em verdade a narrativa inverossímil do "Governante Municipal" - como, pomposamente, gosta de ser chamado o prefeito -, publicada no jornal que, hoje, é o "Diário Oficial do Município" e, nesse caso, pago com dinheiro do povo aquidauanense.

Não é real, portanto, que se lhe negue espaço na tribuna democrática da Rádio Independente de Aquidauana, onde aliás o Excelentíssimo Senhor Prefeito - o pronome de tratamento é para atender ao seu ego soberbo e inflamado - sempre falou o que quis e o quanto quis, enquanto em campanha contra a gestão do prefeito Felipe Orro, até ser eleito, em 5 de outubro de 2008.

Se deseja espaço para responder ao que parte significativa de seus eleitores afirmam e denunciam, o direito de resposta jamais lhe será negado.

O que não é aceitável é o veículo de comunicação deixar de cumprir o seu papel constitucional e democrático, para curvar-se às ameaças escritas pelo prefeito, de usar a Justiça como escudo, travestindo o inconfessável desejo de fazer censura prévia em contraponto ao sagrado direito de liberdade de imprensa, assegurado em um Estado Democrático de Direito. O prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman, ao que tudo indica, prefere o autoritarismo, a ditadura, o governo de um partido só e com um único veículo de comunicação de massa oficial.

O que temos reproduzido sai da boca soberana do Povo, nosso mais justo e perfeito patrão. Sai da textualidade de trechos de mais de 40 inquéritos instaurados pelo Ministério Público Estadual, por meio do ínclito e combativo promotor de Aquidauana, José Maurício de Albuquerque.
 
Nada foi inventado ou criado pelo radialista e jornalista profissional Armando Anache, em seu mister de transmitir conteúdos para o julgamento desse mesmo Povo (com inicial maiúscula, mesmo) que levou o Excelentíssimo Senhor Prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) e os Senhores Vereadores ao Poder, e de quem se tem o direito de cobrar contas.

Alertamos que a Justiça vem se abstendo de intervir nesses casos. Percebe que, se não priorizar a liberdade de agir daqueles que se dispõem a praticar o jornalismo, acaba por se amesquinhar, transformando o Poder Judiciário em mero instrumento de censura prévia, o que de há muito se vê extirpado do ordenamento jurídico pátrio.

Este, portanto, o entendimento do Departamento de Jornalismo da Rádio Independente de Aquidauana a quem interessar possa. Se não fomos claros, contudo, podemos desenhar...

(*) Jornalista diplomado pela PUC-RJ (1987) e radialista profissional
 

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
10/10/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
10/10/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
09/10/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
04/10/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
03/10/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
 
Últimas notícias do site
20/10/2017 - 15h38
Asfalto entre Piraputanga e Camisão vai impulsioncar ecoturismo na região
20/10/2017 - 15h06
Alerta prevê tempestades em 43 municípios de Mato Grosso do Sul
20/10/2017 - 14h13
PMA autua proprietária rural por exploração ilegal de madeira
20/10/2017 - 12h30
PMA autua jovem por manter ave silvestre em cativeiro
20/10/2017 - 11h33
Incêndio em parque estadual de MS é controlado após uma semana com ajuda de chuva, diz Imasul
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.