especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Indústria e Comércio - 21/05/2010 - 15h29

Codesul e Zicosul querem fortalecer integração para concretizar projetos de logística




Por Redação Pantanal News/Gizele Cruz de Oliveira(NotíciasMS)

Tamna Waqued
recurso

Campo Grande (MS) – Os governadores de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, e de Salta (Argentina), Juan Manuel Urtubey, abriram, na Capital, o Fórum Internacional de Logística do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Codesul-Zicosul). Realizado durante a Expo-MS Industrial, o evento internacional discute a articulação de projetos de infraestrutura para fomentar a produção e o comércio entre o bloco formado pelos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e o grupo que reúne províncias e departamentos da Argentina, Chile, Bolívia e Paraguai, além do Estado sul-mato-grossense. 

André Puccinelli afirmou que Codesul e Zicosul estão saindo das discussões teóricas e entrando na etapa de concretizar a integração. Ele defendeu o investimento na intermodalidade, para aproveitar todo o potencial de infraestrutura que engloba meios de transportes além do rodoviário. 

“Queremos que a intermodalidade possa ser, dentro do plano logístico para Mato Grosso do Sul e províncias vizinhas, a possibilidade de, integrando-nos, melhorarmos a competitividade das nossas regiões, para nos inserirmos definitivamente no mundo”, disse, ressaltando que, além de criar relações multilaterais de comércio, é preciso promover a integração entre os povos das regiões subnacionais dos países sul-americanos. “Essa integração representa, no fim, a vontade dos nossos governantes de melhorar a qualidade de vida para os munícipes, para os moradores dos Estados, das províncias, dos departamentos”. 

Juan Manuel Urtubey, que preside a Zicosul, destacou o papel de Mato Grosso do Sul como o primeiro Estado a se integrar ao grupo de países do centro-oeste sul-americano, e lembrou que, a partir dessa aproximação, Codesul e Zicosul estão estreitando as relações. “Temos uma grande responsabilidade de fazer com que essa integração sul-americana comece a acontecer”, afirmou, ressaltando que é preciso o trabalho de todos, de empresários, dos governos, especialmente das unidades federativas. Urtubey defende que é a partir do fortalecimento dessa cooperação subnacional, mais do que as decisões dos governos centrais dos países, que a integração irá realmente se concretizar.

 

“A zona central do continente tem problemas logísticos, que são difíceis de solucionar, que dependem de posição política, de visão estratégica e, fundamentalmente, de compromisso e de responsabilidade”. O governador de Salta acredita que iniciativas já firmadas entre províncias de seu país com regiões do Chile, da Argentina e da Bolívia serão ainda mais bem sucedidas na integração com o Codesul. 

A Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, promotora da exposição industrial que serviu de abrigo para o Fórum Codesul-Zicosul, também demonstra apostar nas ações conjuntas do poder público e do empresariado para fazer avançar os grandes projetos em comum. “Este é um momento singular para tratar do papel estratégico da iniciativa privada no âmbito dos países do Codesul e da Zicosul. Mais que integrar, é preciso interagir e mobilizar segmentos para movimentar essa imensa rede de negócios”, afirmou o presidente da Fiems, Sérgio Longen. Para o dirigente da federação, são muitos os motivos para buscar a integração, através dos governos e do setor privado. “A palavra de ordem deve ser facilitação dos processos comerciais. Temos que encurtar distâncias, desburocratizar as nossas relações”. 

Caravanas de empresários e representantes dos países da Zicosul vieram para o Fórum, que teve na abertura a presença da secretária regional do Ministério da Economia do Chile na província de Antofagasta, Claudia Menezes; do secretário de Segurança Pública de Santa Cruz (Bolívia), Mario Aguirre; e de grupos de empresários brasileiros. 

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
23/12/2013 - 06h00
Indústria fecha 2013 com crescimento de 17,4% e Fiems estima avanço de até 12,2% para 2014
21/03/2013 - 09h05
Páscoa gera otimismo nos empreendedores da Capital
21/03/2013 - 08h57
Semana de Desenvolvimento trará exposição de produtos
19/03/2013 - 15h57
Bancos, telecomunicações e comércio eletrônico têm novas regras
19/03/2013 - 15h45
Plano nacional amplia rede de proteção ao consumidor
 
Últimas notícias do site
02/09/2014 - 08h52
Assembleia Legislativa comemora o Dia do Educador Físico
02/09/2014 - 07h05
Ladário comemora nesta terça-feira 236 anos de fundação
02/09/2014 - 06h51
Terça-feira de muito calor e pancadas de chuva em Mato Grosso do Sul
02/09/2014 - 06h46
Aeroporto de Campo Grande opera normalmente
02/09/2014 - 06h42
Ao chegar em igreja, casal tem caminhonete roubada por jovens armados
 

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.