especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
O Estado do Pantanal - 09/10/2008 - 11h10

Obras em Mato Grosso do Sul não serão afetadas pela crise




Rachid Waqued

Por Jorge Fernando Carrilho de Almoas, do Notícias MS

            O Governador André Puccinelli participou na manhã desta quinta-feira (9) do programa Bom Dia MS e falou sobre crise financeira, resultado das eleições municipais e a demarcação de terras indígenas. Para o atual momento, em que as atenções se voltam para o resultado das bolsas e a oscilação da moeda americana, Puccinelli recomendou cautela.

           “Agora é um momento de expectativa e que não se deve ter pânico. Com o dólar em alta, podemos observar uma inversão no fluxo da faixa de fronteira, com os paraguaios vindo comprar em Ponta Porã, porque está mais acessível em real”. Ainda sobre a crise, o governador citou o ideal para o setor produtivo. 

           “Essa crise não vai abalar tanto, somente se não houver restrição de crédito. Os setores produtivos – agrícola, primário, industrial primário – precisam de crédito em abundância. Por isso, é necessário fazer os negócios com paciência”. 

           Em relação às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo federal, André Puccinelli garantiu a continuidade dos trabalhos. “Todas as obras já estavam com contrapartida assegurada antes da instalação desse momento de crise. Sendo assim, não serão afetadas pela crise financeira”. 

          O governador disse também que a Assembléia Legislativa irá apresentar o Orçamento 2009 no próximo dia 15 de outubro, e que hoje no período da tarde, ele deve verificar o plano junto com a equipe econômica. 

          “Nós palpitamos na elaboração do Orçamento, lembrando sempre que temos que cumprir os percentuais constitucionais, de 25% para educação e 12% para saúde. Esses números o Estado já cumpriu no ano passado, quando ainda não existia a famosa Lei do Rateio, que jogava as dívidas para a saúde. Verificadas as determinações constitucionais, vamos continuar investindo na tríade segurança pública, saúde e educação”.

           Questionado sobre ajustes no Orçamento, Puccinelli foi enfático. “Ajustes não serão necessários, pois somente faço as execuções quando tenho recursos para fazê-las. É preciso planejar antes para não sofrer sobressaltos nas execuções. Por isso, mantemos uma vigilância mais constante, mais de perto, que já é suficiente para o Estado”. 

Eleições 

           Com a eleição de Ari Artuzi para a prefeitura de Dourados, o governador retificou a confiança em seu candidato. “Meu compromisso era para a eleição do vice-governador Murilo Zauith na prefeitura de Dourados. Mesmo com a derrota dele, a partir do momento que a população assim escolheu o seu prefeito, nós temos que dar satisfação a todos os sul-mato-grossenses, e os douradenses são os sul-mato-grossenses da gema”.

           Quando perguntado sobre a aliança entre PT e PMDB em algumas cidades, Puccinelli afirmou que não há generalizações. “Onde nós pudermos ter candidato próprio do partido, assim faremos. Nós tentaremos ter um candidato do PMDB em Corumbá e em outros municípios aos quais nós nos aliaremos com o PT. Se não pudermos, as composições serão compostas, observando o que o diretório municipal diz”. 

            Para André Puccineli, a maior surpresa foi o aumento de 470% na diferença de votos entre a prefeita reeleita de Caracol, Maria Odeth Leite dos Santos, em relação ao último pleito. Na votação de 2004, a prefeita teve 4 votos de diferença, enquanto nessa, foram 19 votos.

            “E houve também uma prova cabal em Aquidauana, onde a população elegeu com 61% a 39% o candidato que foi correto, que apresentou propostas. Quem não faz isso, perde, e a população não aceitou a sistemática dos adversários” 

Demarcação indígena 

            Em 15 de setembro, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, esteve em Campo Grande, reunindo-se com o governador, lideranças políticas, e representantes da sociedade civil e do setor produtivo. Ainda na entrevista para o Bom Dia MS, André Puccinelli reiterou o posicionamento do Estado sobre a demarcação de terras indígenas.

            “O Estado quer ter participação nas decisões. Por isso, a Funai determinou a formulação de normativas, que irão dizer, por exemplo, por que essa terra e não aquela será demarcada. O Estado quer proteger os direitos dos indígenas e também proteger de toda a sociedade, que é do pequeno agricultor, do pecuarista, do industrial, dos empresários. O Governo tem que proteger os interesses de todos, sem prejudicar ninguém”.

            Para resolver a situação, Puccinelli aponta um caminho. “Precisamos resolver caso a caso dos que já estão na justiça, para depois entrarmos em novas demarcações”.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
03/07/2014 - 06h29
Hotel organiza expedição gastronômica para ensinar receitas do Pantanal
24/06/2014 - 09h05
Seleção de Camarões desembarca na Capital e segue para o Pantanal
16/06/2014 - 07h01
Faltam ações para convívio entre animais e população em Corumbá
14/06/2014 - 08h32
Chuva forte faz rio Paraguai subir 9 cm e 30 pessoas são desalojadas
14/06/2014 - 06h00
Projeto Bichos do Pantanal vai oferecer oficina gratuita de fotografia no Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPE)
 
Últimas notícias do site
24/07/2014 - 09h27
Seminário de Compras Públicas para agricultura familiar acontece nesta sexta-feira
24/07/2014 - 08h02
Formação continuada da GMDSES termina com palestras para merendeiras e SG
24/07/2014 - 07h00
GMDSES auxilia famílias afetadas pelas chuvas da madrugada
24/07/2014 - 06h50
Professores do IFMS são selecionados para capacitação na Finlândia
24/07/2014 - 06h09
Embrapa participa de Leilão dia 26 de julho no Pantanal
 

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.